Moda

Broches estão com tudo: veja como abusar desses acessórios

Por Redação Doutíssima 03/08/2015

Detalhes podem transformar o visual. É por isso que os broches estão retornando ao universo feminino. Mas esqueça aqueles modelos esportivos ou ligados à cultura jovem, pois as peças da vez, apresentadas por grifes como Chanel e Prada, são carregadas de elegância. E prometem um retorno glorioso ao look das fashionistas.

A história do broche é de longa data. O acessório, na verdade, é uma evolução da antiga fivela greco-romana, chamada de fibula. Ela era utilizada com um propósito funcional: segurar os trajes. Em sua evolução, a peça tornou-se um adorno. Atualmente, a releitura volta às origens, em broches bem elaborados e decorados.

broches

Vintages ou descolados, broches e pins estão em alta como acessórios. Foto: Elena Dijour, Shutterstock

 

Broches voltam ao cenário fashion

Os broches fizeram um retorno triunfal às passarelas. Em Milão, os acessórios apareceram em evidência. Modelos bem grandes e chamativos, enfeitados e elaborados, protagonizaram as produções desfiladas. Tamanhos longos e ornamentações no design chamaram a atenção.

A maison Chanel potencializou o status dos broches. Algumas peças ganharam valor de joia, incorporando metais e pedras preciosas. Mas até mesmo aquele broche que você tem guardado em casa pode ser utilizado no look, assegurando um traço vintage na aparência.

Não foi só nos eventos de moda que os broches se disseminaram. No look de street style das fashionistas, a peça já está conquistando seu espaço. Seja nas jaquetas, bolsas, regatas, sobretudos ou, até mesmo, na gola das camisas, o item entra em destaque.

Aprenda a usar broches

Incluir o broche no visual é uma aposta ousada. Mas a boa notícia é que a regra para usar o complemento parte do bom senso. O acessório é versátil e pode ser incluído nos looks do dia ou da noite. Basta saber escolher a peça certa.

Prefira os broches mais ousados, em formato de estrelas, pássaros, animais ou flores para a noite. Prenda a peça no sobretudo ou na gola da camisa de seda e você ficará elegantíssima. Tome cuidado para equilibrar com o restante do look. Deixe outros acessórios maxi de lado, para que o broche fique em destaque.

Já para uma aparência arrojada no dia a dia, vale a pena optar por broches menos evidentes. O truque consiste em mesclar vários deles: pode ser na jaqueta jeans, no blazer, em uma regata ou, até mesmo, na saia ou no vestido.  

Para as produções menos elegantes, a alternativa é investir nos broches artesanais, feitos com texturas rústicas e tecidos. Apesar de simples, eles são cheios de charme. Mas atenção: se você tem muito busto, evite os broches com tecidos volumosos e decorados.

Se estiver buscando referências sobre como usar broches, vale a pena ficar de olho no estilo das celebridades. A duquesa de Cambridge, Kate Middleton, sempre lança mão do acessório para estilizar a aparência, deixando o look elegante. A atriz Blake Lively também já optou por inovar, trocando o maxicolar por um broche chamativo.

E você, vai apostar no broche para incrementar a aparência? Conte-nos aqui abaixo, nos comentários!

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!