Moda

Sapatilhas femininas: saiba como deixar o look mais charmoso

Por Redação Doutíssima 08/08/2015

Conforto, praticidade e beleza são três características essenciais das sapatilhas femininas. No verão ou em qualquer período de temperaturas amenas, elas estilizam o look e completam a produção. Além disso, se adaptam bem a todos os estilos, pois há modelos arrojados, discretos e elegantes.

Inspirados nas sapatilhas das bailarinas, esses calçados românticos e sem salto nunca saem de moda. Pelo contrário: a cada nova temporada, são incrementados com novos tecidos e texturas, aplicações e estampas contemporâneas. Assim, já são peças curingas confirmadas no look do dia ou da noite.

sapatilhas femininas

Sapatilhas são peça-chave no visual das mulheres. Foto: iStock, Getty Images

Principais tipos de sapatilhas femininas

Nada mais natural que, com o passar dos anos, alguns itens tradicionais do vestuário feminino acabem se reinventando. Mas isso não significa que os elementos clássicos devam perder espaço. É por isso que, dentro da moda de sapatilhas femininas, o modelo tradicional semifechado segue como preferência.

A variação aparece no formato do bico, que pode ser mais arredondado ou pontudo, com ou sem abertura frontal, e nos detalhes. O material, por exemplo, varia. Há sapatilhas confeccionadas com aplicações em couro ou com estrutura plastificada. A gama de opções é extensa.

Os modelos se diferenciam, igualmente, nos complementos. Tachas e spikes conquistaram espaço nas sapatilhas femininas, conferindo um status fashionista mais elaborado na produção. As cores e estampas também atendem a todos os estilos. Há modelos sóbrios, em tonalidades neutras, e outros com toques coloridos.

A grife Gucci apostou, também, em um novo formato de sapatilha: a gladiador. Nesta versão, ela ganha tiras de couro, que podem ser amarradas no tornozelo. A proposta é semelhante àquela das sandálias gladiadoras, o que muda é que o pé fica mais coberto, como na sapatilha comum.

Dicas para usar sapatilhas femininas

A boa notícia é que as sapatilhas femininas podem ser incluídas no visual praticamente em todas as ocasiões. Para o dia a dia, inclusive no ambiente de trabalho, é interessante combinar o calçado com calças skinny ou boyfriend, usando desde as peças mais coloridas até as com tons mais neutros.

Nos ambientes informais, ou mesmo para um passeio em um domingo de sol, as sapatilhas também podem ser combinadas com shortinhos, vestidos e saias. Só tome cuidado na hora de equilibrar a produção: se o vestidinho for estampado, por exemplo, jogue com uma sapatilha neutra.

Se você não abre mão do conforto, mesmo na hora da balada, saiba que a sapatilha não deixa de ser opção em eventos desse porte. A chave é escolher os modelos mais incrementados, com detalhes brilhosos, aplicações de laços, tachas metálicas ou fivelas. Use com uma saia ou vestido mais coladinho no corpo e você ficará linda.

Quem precisa de inspiração para montar looks com as sapatilhas, pode observar as produções desfiladas pelas celebridades. A atriz Bruna Marquezine e a cantora Taylor Swift, por exemplo, não abrem mão do calçado ao usar um vestido romântico.

Já a modelo Fernanda Lima é fã de uma combinação simples para o dia a dia: sapatilha, jeans e camiseta. Um look confortável e, ainda assim, bem arrumado.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!