Moda

Ela está de volta: saiba como investir na jardineira jeans

Por Redação Doutíssima 28/08/2015

O mundo da moda adora nos surpreender. De uma hora para outra, uma peça considerada obsoleta pode voltar com tudo ao cenário fashion. Foi isso que aconteceu com o macacão conhecido como jardineira jeans, que inicialmente era item usado para trabalhos manuais. Depois, virou hit nos anos 90 e, no momento, é sinônimo de estilo.

A jardineira jeans foi idealizada por motivos funcionais: o tecido grosso e o comprimento do tórax aos pés ajudavam a proteger o corpo dos trabalhadores. O nome foi escolhido pelo fato de ser muito usada por jardineiros. No século XXI, o item ganhou uma releitura mais atual, sendo incorporado no street style.

jardineira jeans - shutterstock

Jardineira jeans fez sucesso na década de 90 e agora está de volta às vitrines. Foto: Shutterstock

 

Jardineira jeans: como usar?

O macacão jeans é ideal para a composição de um look mais arrojado e casual. No verão, a peça é perfeita para encarar as temperaturas altas com um visual bem clean e descolado. Vale a pena lembrar que há jardineiras com comprimento mais curto nas pernas, que ficam como um shortinho.

Outra vantagem da peça é que ela permite várias composições: pode ser usada com blusas, camisas, regatas ou camisetas. Tudo depende do seu estilo. No dia a dia, para passear com as amigas ou ir ao cinema, vale a pena jogar a jardineira por cima de camisetas despojadas, com listras ou estampadas. O look fica bem urbano e moderninho.

Já para uma ocasião com um nível de formalidade maior, prefira investir no macacão jeans com uma camisa sofisticada, com tecido mais leve e estampa sóbria. Nos pés, vale a pena optar pelo salto alto, calçando uma ankle boot, plataforma ou scarpin. Deixe os tênis, as sapatilhas e rasteirinhas para o dia a dia.

A jardineira proporciona um visual bem jovial. Por isso, é necessário ter estilo e autenticidade para usar a peça. Invista nela apenas quando se sentir segura para usar. O ideal é mesclar o macacão com acessórios, como colares e pulseiras para estilizar a produção. Se você quiser ousar ainda mais, use um chapéu.

Cuidados para não errar no look

Antes de vestir uma jardineira jeans, lembre-se de que a peça contribui com um ar mais informal ao look. Por isso, evite usar o item no ambiente de trabalho ou em uma reunião formal, por exemplo. Já em outras ocasiões, caso você queira garantir um status mais sofisticado à produção, use um blazer ou um casaco por cima do macacão.

A jardineira pode ser usada por todas as mulheres, mas demanda cuidados. Prefira uma modelagem mais ajustada ao corpo, para evitar que o look fique despojado demais e que você pareça mais cheinha.

Quem tem seios grandes deve ter atenção para não escolher uma peça que chame atenção exagerada para a região, pois a jardineira já contribui naturalmente para deixar essa parte do corpo em evidência.

Famosas adeptas da jardineira

Quer aprender a usar a jardineira com muito estilo? Fique de olho no look das famosas. A atriz Giovanna Ewbank investiu na peça para um look de aeroporto, bem informal e repleto de informação de moda. Ela usou o item com uma camisa e tênis.

Famosas como Giovana Antonelli, Paolla Oliveira, Thaila Ayala, Alessandra Ambrosio e Anitta já usaram e abusaram da peça sem medo. Vale a pena dar uma espiada no visual delas para se inspirar e arrasar usando jardineira jeans.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!