As empresas, geralmente, possuem padrões de conduta em um manual de etiqueta profissional, que inclui como se comportar no trabalho. Se você quer se certificar que está alinhado com os desejos de seu empregador, é preciso estar atento às regras.
Importância da etiqueta profissional
Alguns especialistas em negócios acreditam que esses manuais são uma das ferramentas de comunicação mais eficazes em uma organização. Caso nunca tenha recebido essa orientação quando empregado, há algumas regras gerais a respeito do comportamento no local de trabalho que são úteis.
Você provavelmente sabe que ser profissional é importante para o sucesso, mas o que isso realmente significa? Caso seja um novato, é possível observar como outros do escritório trabalham, e assim aprender coisas importantes sobre “como fazemos as coisas aqui”.
Conforme a Sociedade Brasileira de Coaching, a forma como nos comportamos no trabalho é importante para o desenvolvimento na carreira.
Por isso, fique atento à pontualidade quanto às reuniões, o tom de voz empregado ao telefone, o nível de liberdade para uso no e-mail. Esses são sinais importantes, bons indicativos sobre o padrão de comportamento a seguir dentro de uma empresa.
Regras de etiqueta profissional
A etiqueta profissional abrange tipos de maneiras e comportamentos relacionados ao trabalho. Ela não é fixa ou rígida, já que os locais de trabalho diferem bastante quando se trata de padrões de condutas aceitáveis.
Da mesma forma, ao fazer negócios no exterior, talvez as regras sejam bastante distintas. Porém, alguns itens básicos são essenciais e você deve sempre tê-los em mente. Confira.
1. Prepare-se para a reunião
Convocado para uma reunião? Certifique-se que tem papel e caneta, e chegue 10 minutos mais cedo. Trata-se de um sinal de respeito, e transmite a mensagem de que o trabalho é levado a sério.
2. Evite distrações
Durante reuniões, jamais mexa no telefone celular – principalmente debaixo da mesa. Foque exclusivamente no encontro, tome notas e considere a opinião de todos. Isso passa uma excelente impressão, e é um sinal de respeito.
3. Evite fofocas
Jamais fale mal de clientes, colegas de trabalho e, principalmente, chefes. Não faça fofocas, tampouco espalhe boatos. Caso seus colegas estejam fazendo justamente o contrário, não diga nada e mantenha-se acima disso.
4. Não exagere na bebida em eventos
Em eventos corporativos, beba apenas se estiver comemorando alguma grande conquista. Jamais exagere. Não há problemas em tomar uma ou duas taças de vinho, mas se você quiser tomar mais drinks, o ideal é deixar para depois do encontro.
5. Nunca minta ou roube
Parece óbvio, mas isso ocorre com frequência. Lembre-se que se você faz esse tipo de coisa, as pessoas estão autorizadas a pensar que você faz coisas ainda piores.
6. Aprenda a ouvir
Ouça atentamente e empenhe-se para responder qualquer pergunta que lhe seja feita. Nessas ocasiões, evite ser defensivo ou evasivo.
7. Jamais esconda informações de seus superiores
Se você é inteligente o suficiente para encontrar os problemas e corajoso o suficiente para levá-los ao chefe, é algo bastante válido. Mostra que você está prestando atenção e que se importa com o ambiente da empresa.
8. Aposte na criatividade
Quando lhe pedirem para fazer algo que você não sabe, seja criativo. Procure na internet, pergunte a um colega de trabalho ou diga ao seu chefe algo como “Desculpe, eu não tive a oportunidade de criar uma proposta para os nossos clientes – você pode me dar uma orientação?”. Nesse último caso, faça isso bem antes de acabar seu prazo.
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