Moda

Pé grande? Aprenda a comprar sapatos que disfarçam o tamanho

Por Redação Doutíssima 20/10/2015

O sapatinho de cristal da Cinderela era minúsculo. Além dos contos de fadas, os pés pequenos também já foram considerados sinônimos de feminilidade. Na China do século XX, as mulheres usavam calçados bem menores do que o tamanho ideal, com o intuito de diminuir o tamanho do pé grande. Hoje há outras alternativas para contornar o incômodo estético.

O tamanho dos pés, naturalmente, não tem influência nenhuma sobre a feminilidade da mulher. Mas o estereótipo não é o único obstáculo enfrentado por quem calça 40 ou mais: a dificuldade de achar um modelo de sapato bonito nesse tamanho também é perceptível. Por isso, algumas marcas já investem no segmento dos calçados para quem tem pé grande.

pé grande istock getty images doutíssima

Sapatos corretos ajudam a garantir a impressão de centímetros a menos no tamanho dos pés. Foto: iStock, Getty Images

Sapatos ideais para pés grandes

Os sapatos grandes precisam ser feitos com tanto cuidado e apelo estético quanto os modelos em menor tamanho. Para isso, é necessário considerar suas peculiaridades. Quem explica isso é Fábio Dreher, proprietário da marca DM Extra, que fabrica calçados femininos com numeração especial.

“Algumas peculiaridades na produção de sapatos femininos de numeração maior existem e devem ser levadas em consideração para que o produto final apresente a mesma durabilidade e conforto existentes nas numerações mais usuais”, explica Dreher. Dessa forma, a mulher com pé grande também pode usufruir de belos sapatos.

Os modelos, inclusive, seguem a linha tradicional de calçados da moda destinados ao segmento feminino: botas, ankle boots, sapatilhas, sandálias, rasteiras, peep toes e plataformas meia pata. Dessa forma, os sapatos com numeração diferenciada também são alternativa para o público gay e para as drag queens.

De acordo com Dreher, o visual de um sapato tamanho 44 pode manter a mesma harmonia de um modelo tamanho 33. Mas, para que isso se concretize, é necessário que todos os componentes de fabricação sigam uma escala de tamanhos.

 

Aprenda a disfarçar o pé grande

Se o tamanho do seu pé exerce influência negativa sobre sua autoestima, saiba que há alternativas para disfarçar essa característica. Alguns sapatos, quando usados corretamente, ajudam a garantir a impressão de alguns centímetros a menos no tamanho dos pés. Confira as dicas: 

 

1. Salto Alto

Uma ótima dica para disfarçar o tamanho do pé é apostar no salto alto. Para melhorar ainda mais o apelo visual, use com uma calça flare, deixando apenas a ponta do pé aparecendo.

 

2. Bico redondo

Um scarpin de bico fino tem seu charme. Mas pode não ser a melhor opção para quem tem pés grandes, pois ele alonga ainda mais o tamanho. Prefira os calçados com ponta arredondada, que transmitem a impressão de um pé mais curto.

 

3. Ponta preta

Todo mundo diz que “preto emagrece”. Na verdade, a cor fechada ajuda a assegurar um aspecto menor ao tamanho. Assim, a mesma regra usada para as roupas vale para os pés.

Se o objetivo for diminuir, portanto, invista em um calçado todo escuro ou apenas com a ponta escura. O tipo bicolor foi criado pela mademoiselle Coco Chanel, que também tinha pés grandes.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!