Moda

Confira os tipos de sapatos masculinos e como usá-los

Por Redação Doutíssima 08/06/2015

É difícil escolher um modelo interessante sem conhecer os tipos de sapatos masculinos. Por isso, se você estiver atrás do calçado ideal, saiba que a melhor alternativa é avaliar as opções existentes. Assim, você poderá escolher um par adequado para a ocasião e, claro, que combine com o seu gosto.

Ainda que os homens não sejam tão apegados aos sapatos quanto as mulheres, eles também sabem dar importância a essa peça essencial para a aparência. Mas para definir o modelo que fica bem com determinada roupa e qual é a escolha certa para um ambiente formal ou informal, é possível seguir algumas dicas sobre os tipos de sapatos masculinos.

tipos de sapatos masculinos

O sapato também é peça importante na composição do visual masculino. Foto: iStock, Getty Images

 

Principais tipos de sapatos masculinos

Os tipos de sapatos masculinos evoluíram ao longo do tempo, de acordo com as necessidades de cada época. Mas alguns modelos se firmaram e passaram a ser parte fixa do guarda-roupa dos homens. Confira os principais:

Oxford

O sapato oxford surgiu na Escócia e na Irlanda, mas ganhou esse nome em 1640, quando foi introduzido na Inglaterra e passou a ser usado pelos estudantes da Universidade de Oxford. Seu diferencial  é o bico mais afinado e longo, além da costura que separa a ponta do resto do calçado.

Outra característica que define o oxford são os furos nas abas, para os cadarços. Dessa forma, o sapato representa uma alternativa elegante para um casamento e outras ocasiões formais. Fica bem com terno.

Derby

O sapato derby é uma evolução do oxford que entrou em cena no século XIX. Ele surge como uma variação de seu antecessor, ainda com cadarços, mas com bico mais quadrado e sem a divisória na ponta.

Assim, o Derby é uma alternativa menos formal, mas ainda sofisticada. É possível combinar o modelo com blazer e calça (mesmo que sem gravata) ou, em determinadas ocasiões, até mesmo com calça jeans.

Monk

A origem do monk data do século XV. Ele é derivado dos calçados utilizados pelos monges, por isso foi batizado com esse nome. Esse sapato fica entre o oxford e o derby em termos de formalidade. Ele é bem fácil de identificar: possui uma alça de couro presa por uma fivela de metal na lateral do calçado. Combina com ternos e trajes sociais.

 

Mocassim

Casual e esportivo, o shape (formato) do mocassim foi criado pelos índios norte-americanos. Atualmente, o sapato é caracterizado pela costura lateral, que vai da ponta até o peito do pé. No solado, conta com a presença de bolinhas de borracha para evitar escorregões. O mocassim fica bem com jeans ou bermudas.

Loafer

Outro dentre os tipos de sapatos masculinos popularizados por universitários americanos é o loafer. Ele possui uma faixa de couro na parte superior do peito do pé, por isso é um calçado ideal para criar equilíbrio entre formal e informal. Fica bem com calça jeans e camisa polo, visual que combina com um jantar ou uma reunião entre amigos.

 

Tipos de sapatos masculinos: como não errar

Para não errar na hora de se vestir, lembre-se de escolher o sapato de acordo com a ocasião. Eventos formais pedem tipos de sapatos masculinos como o oxford, derby ou monk, já para um visual mais despojado é possível optar pelo mocassim.

Além disso, se necessitar de inspiração, uma boa alternativa é observar o look de atores como Brad Pitt e Johnny Depp. Eles sabem muito bem como usar os sapatos para estilizar o visual.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!