Beleza > Moda

Festa de gala? Confira tipos de colares ideais para a ocasião

Por Redação Fortíssima 02/05/2016

Um evento black tie ou festa de gala é sinônimo de glamour, pois o dress code formal permite o uso de vestidos elegantes. Mas basta dar uma espiada nas referências de trajes utilizados pelas famosas nos tapetes vermelhos para perceber que o destaque do visual, muitas vezes, são os acessórios. Por isso, vale conhecer os tipos de colares ideais ocasiões como essas.

Antes de compor o look, é importante definir qual será o traje: vestido longo, curto, tomara que caia, com alças. Afinal, cada modelo casa melhor com um comprimento e formato de colar. Além disso, atenção aos detalhes. Se a roupa tiver muitos adornos, o acessório deve ser neutro.

tipos de colares

Colares melhoram o acabamento do look, como mostra Júlia Faria. Foto: Instagram, Reprodução

Veja 3 tipos de colares para festa de gala

Não tem a mínima ideia dos acessórios à disposição para compor um visual fashion? Confira 3 tipos de colares e escolha qual é o que mais combina com o seu traje e a sua personalidade.

Gargantilha choker

O apelo punk das gargantilhas cria um contraste incrível com trajes de gala, através de modelos repaginados com brilhos ou pedras preciosas. Rentes ao pescoço, as chokers estão disponíveis em versões finas, para proporcionar elegância: famosas como Jessica Biel e a atriz brasileira Paolla Oliveira já aderiram à peça.

No caso de Paolla, o acessório também era presença marcada nas cenas de sua personagem na novela Além do Tempo, transmitida pela Rede Globo até o início deste ano.

tipos de colares

O colar choker também pode ser elegante. foto: Instagra, Reprodução

Maxicolar

Perfeito para dar um up em uma aparência mais básica, contrastando com um vestido neutro. Conhecidos também como colares statement, os modelos maxi são aqueles grandes, com pedras coloridas e outras aplicações bem detalhadas. São ideais para um look inesquecível. De Rihanna até Gabriela Pugliesi, várias famosas já optaram por ele.

tipos de colares

O modelo harmonizou com o decote profundo. Foto: Instagram, Reprodução

Pendant neckless

Aqui entram os modelos mais longos de colares, com pingentes variados. Eles ajudam a alongar a silhueta e, em alguns casos, podem até ser coordenados com outro colar, variando no comprimento. O truque é ideal para valorizar mais as composições com vestidos básicos. Quem já usou? A elegante Kate Middleton.

tipos de colares

Thaila optou por cordões de vários comprimentos. Foto: instagram, Reprodução

Como escolher o colar certo

Há várias vantagens proporcionadas pelo colar no outfit: se usado corretamente, ele valoriza a silhueta, reforça a identidade da produção e garante um melhor acabamento da sua imagem, dando um toque inédito ao visual. Para aprimorar o resultado final, a regra geral é sempre escolher um acessório que tenha o mesmo formato do decote do vestido.

Para você entender melhor, um exemplo: no caso de um modelo mais cavado e arredondado, prefira um colar com os mesmos contornos para harmonizar. Já se o vestido for tomara que caia, vale apostar em colares mais adornados e rentes ao pescoço, já que o colo estará em evidência. As chokers são uma opção perfeita.

Já se optar por um vestido mais recatado, em que o colo fica escondido, a sugestão é apostar no pendant neckless – o colar longo – que pode conter pingentes, argolas e outros adornos. Ou seja, se a roupa for discreta, vale ousar nos complementos.

E você, que tipos de colares costuma usar para dar um up da produção formal? Conte para a gente!