Moda

Saia com fenda: veja como aderir à tendência das passarelas

Por Redação Doutíssima 10/10/2015

A Semana de Moda de Nova York, antecipando as tendências para o verão 2016, elencou um item em especial como destaque da estação: a saia com fenda. A peça apareceu nas passarelas de grifes como Alexander Wang e Carolina Herrera. A fenda garante um apelo sexy a qualquer produção, pois deixa a pele em evidência.

A consultora de moda e imagem Dani Miqueri explica que as fendas costumavam ser cortes exclusivos dos vestidos de festa e gala. Mas hoje, a realidade é outra. “Agora a fenda pode ser vista também em peças casuais, nas saias curtas ou compridas”, lembra. Ou seja: vale usar o item durante o dia.

saia com fenda instagram reprodução doutíssima

Saia com fenda é uma das apostas das fashionistas para as estações mais quentes. Foto: Instagram, Reprodução

 

Aprenda a usar saia com fenda

Há várias maneiras de investir em um look com a saia. Uma dica, segundo Dani, é fazer uma mistura de peças com tecidos comuns e nobres. “Por exemplo, saia de seda coordenada com uma t-shirt ‘podrinha’ e flats nos pés. Assim, o look fica urbano, atual e confortável”, pontua.

Se o objetivo for uma produção mais sofisticada, a consultora sugere transformar o look investindo em sandálias com tiras e salto alto nos pés, uma maquiagem poderosa e acessórios finos. “As roupas são as mesmas, mas o visual já muda totalmente de cara”, revela.

“A saia com fenda pode ser coordenada também com tricôs ou com peças mais sofisticadas, como camisas de seda, bodies e tops de paetê ou renda, por exemplo”, acrescenta a especialista. Tudo depende do seu estilo e da forma como você se sentirá mais confortável usando a peça.

Segundo Dani, para garantir um ar folk à produção, inserir chapéus panamá e botinhas no look é uma alternativa. Nos pés, ela sugere também o uso de sandálias gladiadoras, coturnos ou ankle boots. “Vai depender do lado para o qual você quer levar o visual: urbano, casual, rocker ou sofisticado”, exemplifica.  

Para a especialista em moda, o uso dos acessórios valoriza muito as composições. “Eles arrematam a produção e ajudam a definir qual estilo você quer ter naquele momento”, esclarece. Inserir um maxicolar com pedras em um look básico, por exemplo, já deixa o outfit bem mais poderoso.

Se você precisar de inspirações concretas para a composição de um visual com a saia, Dani dá a dica. “Várias famosas já aderiram à fenda: Fernanda Paes Leme, Taylor Swift, Juliana Paes, Mariana Rios, Grazi Massafera e Bruna Marquezine são alguns exemplos”, aponta.

Cuidados ao usar saia com fenda

“Não tem jeito, o apelo sexy nas peças com fendas sempre existe”, enfatiza a consultora. Por isso, de acordo com ela, ideal é tomar alguns cuidados para que não fique vulgar. “Deixe qualquer outro decote profundo de lado, para que a fenda seja o centro das atenções do look”, orienta.

É preciso tomar cuidado, também, com a altura da fenda. O recorte precisa estar adequado para não revelar nada além das pernas. Outro ponto importante é o local onde a peça será utilizada.

“Desconsiderando profissões mais descoladas ou na área de moda, o uso da fenda não é bem-vindo no ambiente profissional”, ressalta Dani. Mas, além do espaço corporativo, conforme salienta ela, a peça pode ser usada do dia ou à noite sem problema algum.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!