Beleza > Moda > Slider Home

Celulares antigos voltam a ser moda entre os famosos

Por Redação Fortíssima 02/05/2016

Se a primeira coisa que você faz ao acordar é dar uma olhada em seu smartphone, saiba que não está sozinho. Redes sociais, agenda, contatos e banco. O aparelho é capaz de reunir boa parte dos itens que fazem parte da rotina. Entre as celebridades, no entanto, são os celulares antigos que estão em alta.

Menos tecnológicos e com poucas funções, eles não costumam prender tanto a atenção como acontece com os modelos mais recentes. Para se ter uma ideia, dados da Pesquisa Nacional Por Amostra de Domicílios (Pnad) de 2014 apontam que o smartphone é o meio utilizado por 80% dos brasileiros para acessar a internet, superando o computador.

celulares antigos

Anna Wintour com seu modelo flip. Foto: CC BY-SA 2.0/Giorgio Montersino

Celebridades investem em celulares antigos

Febre no início dos anos 2000, o celular flip é aquele que abre e fecha. Na época, ele era objeto de desejo e atestado de modernidade. Depois que os smartphones entraram em cena, porém, o modelo virou obsoleto.

Ultimamente, seja como forma de protesto contra a dependência dos dispositivos móveis ou simplesmente para aderir à moda vintage, algumas personalidades optaram por ressuscitar o modelo. É o caso de alguns nomes bem conhecidinhos como Rihanna, Anna Wintour e Scarlet Johansson.

Danny Groner, CEO da empresa Shutterstock, também preferiu deixar de lado seu smartphone e aderir a um celular antigo. O motivo é simples: evitar a escravidão tecnológica. Por já passar cerca de 13 ou 14 horas por dia na frente de uma tela, ele prefere aproveitar outros momentos longe do universo digital.

Já Anna Wintour, editora-chefe da Vogue, sempre aparece nas principais semanas de moda do mundo inteiro com celulares antigos na mão. Se a escolha pelo acessório foi uma forma de protesto ou um truque fashion é difícil saber ao certo.

Alguns especialistas especulam que a onda de deixar de lado os smartphones mais recentes e badalados é, direta ou indiretamente, uma forma luxuosa de proclamar quem está no comando da situação. Você conseguiria?

Uso excessivo do smartphone pode ser prejudicial

Se você treme só de pensar em ficar longe do celular, fique alerta: o uso excessivo da tecnologia já é preocupação para a saúde e pode desencadear o surgimento de problemas. Conheça alguns dos principais deles.

Nomophobia: termo que define o temor de ficar sem o celular, característico de quem é muito viciado em tecnologias

Síndrome do toque fantasma: ocorre quando o cérebro leva o indivíduo a ter a impressão de que o celular está vibrando, mesmo que ele não esteja com o aparelho em mãos  

Transtorno de dependência da internet: trata-se de uma compulsão permanente em acessar a web, que interfere na vida social do usuário. Pode se relacionar com outros transtornos como ansiedade e depressão.

E você, abriria mão do seu smartphone por um celular analógico ou nem pensar? Opine nos comentários.