Receitas

Biscoito da sorte: descubra de onde vem essa tradição

Por Redação Doutíssima 13/10/2015

Uma das maiores atrações dos restaurantes de comida chinesa não é o yakissoba, nem o yakimechi, sequer o bifum. Todos eles são pratos deliciosos e tradicionais, claro, mas o que mais chama a atenção na refeição é seu encerramento, sempre com um crocante e profético biscoito da sorte.

A origem da iguaria data de mais de 800 anos. Diz a lenda que o biscoito da sorte surgiu na China na guerra contra os mongóis. Os chineses faziam biscoitos em forma de lua, aos quais chamavam de “bolo da lua”.

 

Os mongóis detestavam tais biscoitos e os chineses começaram a colocar mensagens secretas dentro deles e distribuí-los nos campos de batalha. De acordo com a rede de restaurantes Lig-Lig, com essas mensagens os chineses ganharam a guerra e unificaram parte do território atual.

A história foi passando de geração em geração e o costume de fazer biscoitos com mensagens dentro tornou-se um hábito comum. As frases encontradas, em geral, são retiradas do livro de filosofia “I Ching”. Aqui no Brasil, os biscoitos da sorte chineses ganharam um atrativo a mais: eles trazem, no verso, números que podem ser usados para jogar loteria.

biscoito-da-sorte-Fortissima-iStock-Getty-Images

Biscoitos da sorte chineses trazem números para jogar na loteria no Brasil. Foto: iStock, Getty Images

 

Biscoito da sorte e informações nutricionais

Cada 100 gramas de biscoito da sorte conta como 378 calorias. Rico em açúcar e em gorduras, ele deve ser consumido com cuidado, principalmente por diabéticos e pessoas com colesterol.

Cada 100 gramas do biscoito tem 45 gramas de açúcar, 2,7 gramas de gordura e 2 miligramas de colesterol. O biscoito da sorte ainda tem vitamina A, cálcio, potássio e magnésio.

Receita de biscoito da sorte

Quer aprender a fazer um delicioso biscoito da sorte? Confira uma receita do quitute chinês:

Ingredientes:

1 clara de ovo

1/8 colher de baunilha

1 pitada de sal

1/4 xícara de farinha de trigo

1/4 xícara de açúcar

Modo de preparo:

Bata as claras junto com a baunilha até que o resultado seja espumoso. Adicione a farinha, o sal e o açúcar. Coloque a mistura em uma assadeira coberta por uma folha de papel manteiga com a ajuda de uma colher, dando formato circular à massa, deixando um espaço entre os biscoitos.

 

Leve ao forno pré-aquecido a 200ºC durante cinco minutos ou até que as bordas fiquem douradas e o centro branco.

Retire os biscoitos da sorte e coloque-os sobre uma tábua de madeira, virados para baixo. Rapidamente, coloque a mensagem no centro do círculo de massa. O ideal é que você escreva as mensagens antes de iniciar o preparo, em papeis com 2,5 cm x 10 cm.

Dobre a massa pela metade e puxe dos extremos para que o biscoito fique com a forma caraterística do biscoito da sorte. Para ajudar, você pode colocar os biscoitos sobre a borda de um copo, com uma ponta por dentro dele e outra por fora. Deixe que a massa esfrie, para que fique firme. 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!