Moda

Veludo molhado: confira dicas para acertar na hora de usar

Por Redação Doutíssima 13/10/2015

O veludo molhado é uma nova tendência das passarelas internacionais. Apesar de já ter sido considerado brega, o tecido retorna com esse toque excêntrico e contemporâneo, conquistando as fashionistas. A textura aparece em vestidos, calças e capas, como uma opção ideal para as mulheres ousadas.

Os vestidos em veludo, que fazem parte do universo da moda desde a Idade Média, já ganharam releituras em desfiles de grifes conceituadas, como Chloé, Balmain, Givenchy, Chanel e Gucci. Mas é fato que usar a peça em pleno século XXI pode ser uma aposta irreverente. Por isso, vale a pena tomar algumas precauções para não errar no look.

veludo-molhado-instagram-reproducao-doutissima

Veludo molhado retorna aos looks com toque excêntrico e contemporâneo. Foto: Instagram, Reprodução

Veludo molhado: como usar?

O principal cuidado necessário ao investir no veludo molhado se refere aos complementos do outfit. Isso significa que são as peças combinadas com o tecido que vão ajudar a definir a posição do look entre moderno ou brega. Por isso, vale a pena considerar alguns aspectos na composição.

O veludo casa bem com outras modelagens em couro, renda ou jeans. Por exemplo: se você optar por uma camisa de veludo, jogue uma jaqueta preta de couro por cima. O relevo entre os tecidos cria uma composição moderna e fashion. Já a renda garante um toque feminino à produção, enquanto o jeans ajuda a tirar aquele aspecto muito formal do visual.

Para o dia a dia, o veludo molhado pode ser uma escolha chamativa. Por isso, a dica é dosar a elegância do tecido. Ao usar um short ou um blazer nessa textura, a orientação é mesclar com camisetas e blusas de modelagens leves, como o algodão. Vale até criar um look que passeia entre o formal e o informal, investindo em shirts estampadas.

Se o objetivo for apostar no veludo como traje de gala, o tecido com aspecto molhado cairá como uma luva no quesito glamour. Nesse caso, aposte nos modelos com comprimento longo – inclusive nas mangas – para ficar como uma verdadeira diva. Celebridades como Julianne Moore e Blake Lively já fizeram essa aposta.

É interessante lembrar, também, que o veludo molhado não é opção apenas na cor preta. As tonalidades como azul escuro, verde e vermelho também são alternativas para estilizar ainda mais a produção. Nos pés, scarpins, ankle boots, sneakers e oxfords arrematam o visual de uma forma conceitual e nada antiquada.

Os acessórios sempre são bons aliados para valorizar a composição. Complementos como colares, brincos, chapéus, pulseiras, cintos e clutches rendem looks interessantes. Mas nada de exageros: lembre-se de que o veludo, por si só, pode protagonizar.

 

Cuidados com o veludo molhado

Para arrasar usando veludo é preciso tomar alguns cuidados essenciais com a peça. O melhor é investir no uso ainda nas temperaturas amenas, pois os dias muito quentes desfavorecem o tecido, que não combina nada com o suor.

A sofisticação do look com veludo está diretamente ligada ao nível de conservação da peça. Por isso, é sempre importante não dobrar o tecido ao colocar no guarda-roupa e nunca colocar o item em sacos plásticos porque favorece a proliferação de mofo.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre veludo molhado? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!