O fim de semana está chegando e o almoço em família também? Ou simplesmente você quer dar uma incrementada no prato que irá servir para os amigos? A maionese caseira, além de muito prática, é mais indicada que o produto encontrado no supermercado.

De acordo com a nutricionista Eliana Sehn Denardi, a maionese caseira é considerada mais saudável por não apresentar conservantes, sódio e saborizantes.

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Maionese caseira é considerada mais saudável por não apresentar conservantes. Foto: iStock, Getty Images

Riscos da maionese caseira 

Como todos os pratos, a maionese caseira precisa de atenção no momento do preparo. Segundo o manual disponibilizado pelo Ministério da Saúde, a Salmonella spp penetra via oral no indivíduo atingindo a mucosa intestinal.

Ainda de acordo com o manual, na maioria dos casos, isso causa diarreia moderada, sem eliminação de sangue. Entretanto, em quadros clínicos mais graves ocorre pequenas perdas de volume significativo de fezes e sangue.

“A emulsão da maionese caseira deve ser preparada sempre com ovos cozidos, evitando assim possíveis contaminações pela bactéria Salmonella ssp”, salienta Eliana. A nutricionista ainda acrescenta que é essencial prestar atenção e ter cuidado com a limpeza dos utensílios usados, além da higiene das mãos de quem está preparando.

Os principais sintomas da Salmonella spp são náuseas, vômitos, dores de cabeça, falta de apetite, diarreias e cólicas intestinais (com presença ou não de sangue). Para o diagnóstico é importante que o médico responsável faça exames diferenciais para que seja descartado casos de gastrenterite viral e/ou colite ulcerativa.

Receita de maionese caseira

A maionese caseira tradicional é feita com óleo e esse é um dos ingredientes que deixa a receita com alto valor calórico. Uma colher de sopa de óleo tem em média 50 calorias. Para torná-la mais saudável, a nutricionista Eliana Sehn Denardi sugere a substituição de alguns ingredientes.

“Na receita pode ser adicionado suco de limão no lugar do leite, tornando-a assim mais leve e mais saudável”, ressalta. O leite integral pode ser substituído por desnatado para também diminuir o valor calórico. Vamos a receita?

Ingredientes:


3 ovos cozidos picados

Leite ou suco de limão até cobrir os ovos (aproximadamente 150 ml)

Óleo vegetal até dar ponto

Sal e temperos a gosto

Modo de preparo:

 

Bata no liquidificador os ovos, o leite e o sal. Acrescente aos poucos o óleo para dar consistência na maionese. Por fim, adicione os temperos e bata até ficar homogêneo. A maionese está pronta. Agora é só servir!

 

Você pode colocar essa maionese caseira como complemento na tradicional salada de batatas.

 

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