Receitas

Bolinho de feijoada: receita é opção de petisco entre amigos

Por Redação Doutíssima 25/10/2015

O bolinho de feijoada é o petisco que traz um clássico da gastronomia brasileira para a mesa do bar e um encontro entre amigos. Ele pode ser feito para aproveitar as sobras do preparo ou pelo simples fato de ser mais fácil de comer.

Esse quitute feito com feijão não dispensa os acompanhamentos tradicionais da feijoada, e sim os coloca dentro do bolinho. A couve refogada serve de recheio e a laranja é servida junto no prato.

bolinho de feijoada shutterstock doutissima

Bolinho de feijoada é uma excelente opção para aproveitar as sobras e servir como petisco. Foto: Shutterstock

Receita de bolinho de feijoada

A inventora do bolinho de feijoada é Kátia Barbosa, proprietária do bar Aconchego Carioca, que fica em São Paulo. Mas hoje a receita já pode ser encontrada em diversos botecos de todo o País.

Ingredientes:

 

Feijoada (feijão cozido com paio, carne seca, lombo defumado, costelinha dessalgada e linguiça calabresa, temperado com folhas de louro)

Azeite

Alho

Farinha de mandioca fina, sem torrar

Polvilho azedo

Couve picada em tiras finas

Bacon em cubinhos bem pequenos

Farinha de rosca

Gomos de laranja para acompanhar

Modo de preparo:

 

A feijoada precisa ser triturada, com as carnes, grãos e caldo. Certifique-se que os pedaços estejam sem osso e bem macios e que o liquidificador que você tem é potente o suficiente para esse preparo. Se você fez o feijão na hora, espere amornar antes de bater.

Em uma panela, doure três dentes de alho picados em uma colher de sopa de azeite e, em seguida, acrescente o feijão triturado. Aos poucos adicione cerca de 200 g de farinha de mandioca sem parar de mexer e até que a mistura desgrude da panela. Desligue o fogo e reserve. Quando estiver frio, adicione uma colher de sopa de polvilho azedo e misture bem.

Enquanto a mistura do feijão esfria, em um frigideira frite 250 gramas de bacon com dois dentes de alho e em seguida adicione as tiras finas de couve. Refogue por aproximadamente dois minutos e reserve.

Com o feijão já frio, faça bolas do tamanho aproximado de uma bolinha de pingue-pongue. Achate-as até que formem uma massa fina e circular. Coloque uma colher de chá da couve refogada no centro e feche a bolinha. Repita esse processo até terminar com o feijão.

Preencha uma panela funda com azeite suficiente para cobrir cada um dos bolinhos e aqueça em fogo médio alto. Enquanto isso, empane os quitutes passando-os na farinha de rosca. Em seguida frite em óleo bem quente.

Bolinho mais leve

Esse petisco de feijoada é tão famoso que até Bela Gil fez a sua versão, mais natural e mais leve. A apresentadora prepara os bolinhos com feijão cozido sem a adição das carnes.

O preparo é igual ao da receita tradicional, mas Bela faz também outra mudança. Ao refogar a couve, ela usa cubos de tofu no lugar do bacon. Ao servir, a sugestão de acompanhamento é gomos de laranja e geleia de pimenta.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!