Moda

Do cabelo à roupa: confira como colorir com a técnica tie-dye

Por Redação Doutíssima 25/10/2015

Colorir os fios de cabelo já é uma prática comum entre as celebridades. As cantoras Demi Lovato, Kesha e Katy Perry são apenas algumas das adeptas dos cabelos com múltiplas cores. Agora, surge uma nova modinha para madeixas vibrantes, inspiradas nos hippies: o tie-dye capilar, que promete fios tingidos com uma pegada artística.

O tie-dye tradicional é uma técnica mais utilizada para customizar roupas, criando uma padronagem exclusiva. A característica principal dessa forma de incrementar o visual são as cores. É necessário, literalmente, mergulhar a peça na tinta para garantir o resultado final ideal. Agora, é a vez dos cabelos.

tie-dye-instagram-reproducao-doutissima

Customizar o cabelo com diferentes cores é moda entre as celebridades. Foto: Instagram, Reprodução

 

Tie-dye: como fazer?

A técnica de tie-dye para colorir peças de roupa é relativamente simples. Dependendo da forma como for feita, pode criar estampas variadas. Para isso, é necessário aprender o grande truque do método: bloquear o acesso da tinta apenas em determinadas partes do tecido.

Para isso, vale a pena verificar alguns exemplos. Se você quiser uma estampa em formato de bolas, por exemplo, pegue uma parte do relevo da camiseta branca e enrole formando uma pequena bola de tecido. Prenda com um elástico e repita a técnica em diferentes partes da peça.

Na sequência, basta mergulhar o item em um balde com diferentes cores de tinta aquarela. Depois, é necessário retirar os elásticos. O mais interessante nesse método de customização é que o resultado final é sempre uma surpresa. Com a prática, é possível testar novas formas de amarrar a camiseta, para garantir um apelo exclusivo a cada uma das peças.

Cordões, barbantes e grampos também são acessórios que auxiliam na criação de padronagens variadas. Mas mesmo torcer a camiseta antes de mergulhar na tinta já é uma forma de garantir um efeito diferenciado. O truque é ótimo para quem deseja se aventurar e testar os diferentes padrões.

O tie-dye capilar segue princípios semelhantes aos do procedimento utilizado nas roupas. Através dele, o cabelo é dividido com elásticos em diferentes pontos, para desordenar a aplicação dos tons. Nas mechas selecionadas, então, são aplicadas diferentes cores de tintas capilares: laranja, roxo, amarelo, verde, rosa e vermelho.

Por fim, assim como nas roupas, devem ser retirados os elásticos do cabelo. As madeixas ficarão com aspecto customizado e inédito. Para conferir os resultados, basta usar o secador de cabelos, penteando suavemente.

Cuidados com o tie-dye

Para quem adora um look chamativo, o tie-dye certamente é uma ótima aposta. Mas tanto nas roupas quanto nos cabelos, a técnica exige alguns cuidados. Na camiseta há uma vantagem: se você usar uma peça velha e não gostar do resultado final, é possível descartar e tentar novamente com outro item.

Já os cabelos demandam atenção redobrada, afinal, o resultado ficará visível 24 horas por dia. Assim, o melhor é procurar auxílio de um profissional especializado antes de aderir ao look. Especialmente porque é preciso se certificar de que as tintas utilizadas serão adequadas e que, após o tie-dye, o cabelo será tratado de maneira adequada para não ficar danificado.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!