Cabelos

Cabelo embaraçado: descubra 3 truques para eliminar os nós

Por Redação Doutíssima 03/11/2015

O cabelo embaraçado é um incômodo estético que atrapalha a rotina e demanda tempo hábil diariamente para ser resolvido. Em outras palavras: nenhuma mulher gosta de passar horas tentando acabar com os nós dos cabelos. Mas para contornar o problema é importante entender o porquê das madeixas estarem nesse estado.

Cada nó de cabelo é resultado do ressecamento. Quanto mais desidratado e danificado estiver o fio, maior a chance dele embaraçar. Por isso, geralmente são os fatores externos os grandes responsáveis por esse aspecto pouco sadio nas madeixas: procedimentos químicos, alterações climáticas, água do mar ou cloro da piscina são alguns deles.

cabelo-embaracado-doutissima-istock-getty-images

Quanto mais desidratado e danificado estiver o fio, maior a chance dele embaraçar. Foto: iStock, Getty Images

Aprenda a evitar o embaraçado  

“É melhor prevenir do que remediar”. Se você já ouviu esse ditado popular, saiba que ele se aplica muito bem quando o assunto é cabelo embaraçado. Até porque, se a situação dos nós for muito crítica, cortar as madeixas pode acabar sendo a única opção. Assim, a dica dos especialistas é manter um cuidado especial com os fios.

O embaraçamento ocorre quando as fibras capilares do cabelo estão abertas e acabam se entrelaçando umas nas outras. Por isso, a orientação é hidratar bem os fios e ter cuidado com os produtos utilizados neles. Se o processo de lavagem, secagem e proteção estiver correto, as cutículas vão ficar fechadas e, consequentemente, o incômodo será evitado.

Uma alternativa é escolher shampoos, condicionadores e máscaras de hidratação à base de lípidos e óleos naturais, que tratam e lubrificam os fios. Tenha um cuidado extra em relação ao shampoo: prefira um produto sem detergente e sal na fórmula, pois isso ajuda a evitar o embaraçamento. Não se esqueça do leave-in antes de modelar as madeixas.

Evite, também, tingir ou fazer alisamentos químicos no cabelo sem manter, no mínimo, um intervalo de 90 dias entre um procedimento e outro. Prender os fios quando ainda estiverem molhados é desaconselhado para quem deseja prevenir o embaraçamento. Na hora de pentear, o ideal é usar um pente largo.

Se você toma todas essas precauções, mas ainda percebe que o seu cabelo tem tendência ao embaraçamento, saiba que isso pode ter a ver com a estrutura do fio. As madeixas finas, mais frágeis, embolam com mais facilidade. Os cabelos enrolados, que já são naturalmente mais ressecados, também.

Dicas para acabar com o cabelo embaraçado

Ao tentar acabar com os nós, muitas mulheres acabam danificando ainda mais os fios que já estão ressecados. Por isso, confira algumas dicas para desembaraçar as madeixas e recuperar o brilho e a saúde dos cabelos:

 

1. Penteie os cabelos antes do banho e não após. Aplique leave-in nos fios e use um pente com dentes largos para tirar o embaraçado com delicadeza, das pontas à raiz.

 

2. “Quando o cabelo passa por um processo químico muito forte, como alisamento, permanente e descoloração, ele certamente irá precisar de um tratamento reconstrutor”, explica o cabeleireiro e terapeuta capilar do Instituto Embelleze, Alisson Lima.

Por isso, fazer um tratamento de reconstrução capilar no salão pode ser a chave para acabar com os nós. “O produto irá tratar as camadas externas, devolver o brilho, maciez e o balanço natural”, confirma o expert.

 

3. Além de hidratar as madeixas no salão, é importante manter uma rotina de cuidados em casa para eliminar de vez os nós. “Compre uma máscara reconstrutora que possua proteínas, ceramidas, arginina, soja e complexo de queratinas em sua composição”, sugere Lima.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar! 


Sites parceiros