Cabelos

Entenda como funciona o tratamento de reconstrução capilar

Por Redação Doutíssima 31/07/2015

Cabelos danificados devido à química intensa, fios quebradiços ou frágeis e queda constante das madeixas podem ter solução com a reconstrução capilar. Esse tratamento busca devolver as propriedades naturais e reestruturar as fibras do couro cabeludo. Assim, as fissuras provocadas por danos químicos são restauradas e devolvem a vitalidade para o cabelo.

 

Na Universidade de Durham, na Grã-Bretanha, em parceria com a Universidade de Columbia, nos Estados Unidos, cientistas já testam um novo procedimento para reconstruir o cabelo humano a partir de tecidos capilares dentro de laboratório.

reconstrucao capilar

Técnica para restaurar o cabelo e devolver brilho aos fios deve ser feita no salão. Foto: iStock, Getty Images

Os resultados preliminares do estudo obtiveram sucesso. Porém, esse tratamento não está disponível de forma comercial. Conheça técnicas possíveis de reconstrução capilar.

 

Reconstrução capilar pode ser feita em casa

No salão, existe uma espécie de tratamento padronizado para a reconstrução capilar. Ela consiste em lavagem profunda com shampoo antirresíduos seguida de limpeza reconstrutiva. Depois, o profissional aplica queratina e máscara para reconstrução, sempre acompanhada de massagens.

 

Durante 20 minutos, o produto age para adentrar o couro cabeludo. Para finalizar, é aplicado um selador térmico e o cabelo é secado. O procedimento sempre depende da extensão dos danos, mas a técnica reconstrutora costuma ser simples.

 

É ideal que a reconstrução seja realizada no salão de beleza, com acompanhamento profissional. No entanto, em alguns casos, pode até mesmo ser feita em casa.

 

Dependendo da saúde dos fios e da simplicidade dos procedimentos, os cabelos conseguem ser tratados apenas com aplicação de shampoo e máscaras reconstrutivas. O uso de queratina, porém, requer recomendações especializadas para evitar efeitos colaterais.

 

As fibras capilares podem ser fortalecidas com shampoos, condicionadores e máscaras que são específicos para tratamento reconstrutivo. No entanto, a concentração dos produtos de salão é mais intensa, com base em minerais, queratina, colágeno, proteínas, pantenol e vitaminas que proporcionam melhor resultado.

 

Para uma reconstrução capilar completa, o processo depende da capacidade dos fios para absorver os agentes ativos na fórmula. Por isso, o tempo e quantidade de sessões variam em cada pessoa. Da mesma forma, o processo faz diferença e os profissionais conseguem trabalhar com aplicações, produtos e materiais mais eficazes.

 

Cuidados para uma reconstrução capilar

Grampos, elásticos, escovas e calor de equipamentos elétricos são os principais causadores de danos ao cabelo. Mesmo que seja feita uma reconstrução capilar, é fundamental evitar esses inimigos dos fios e dar continuidade ao tratamento depois de pronto.

 

Produtos com baixo pH, sem sal e antirresíduos devem estar na prateleira do banheiro. Além disso, é necessário manter distância dos descolorantes, dos alisamentos e da chapinha até que o cabelo esteja reestruturado.

 

Pessoas com cabelos naturalmente saudáveis não precisam realizar a reconstrução, que não é recomendada nesses casos. Se os fios estiverem com um aspecto sem brilho ou sem movimento, primeiramente deve-se fazer uma hidratação antes de recorrer a outras técnicas.

 

Para evitar alergias, é importante pedir ao cabeleireiro que faça um teste do produto em alguma parte específica da pele antes da aplicação. No final, o resultado da terapia capilar reconstrutiva visa deixar os cabelos mais resistentes, fortalecidos e sem pontas duplas.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!