Bem-Estar > Motivação

Cartagena é um prato cheio para quem gosta de história

Por Redação Fortíssima 23/01/2016

Quer viajar para o exterior, mas a Europa está além do seu orçamento? Pode ser a sua chance de conhecer Cartagena, na Colômbia, um destino ainda pouco comum para os brasileiros – e não por falta de atrações turísticas. Rica em história, arquitetura e belas paisagens, o lugar deve estar no roteiro de qualquer apaixonado pela América Latina.

Cartagena-shutterstock-doutíssima

A arquitetura é um dos destaques do local. Foto: Shutterstock

Lugares para visitar em Cartagena

A cidade colombiana foi fundada no século 16 e ganhou seu nome em homenagem a Cartagena espanhola. Durante o período colonial, virou um ponto comercial muito movimentado e chegou a ter o porto mais importante de toda a América Latina.

No início do século 19, obteve sua independência da Espanha. Após uma época em guerra, acabou entrando em decadência. Suas construções se reduziram a ruínas e ela foi praticamente abandonada. Apenas no último século é que a cidade começou a ser revitalizada.

O resultado é uma mistura rústica, mas charmosa, que ganha um toque todo especial com a hospitalidade de seu povo. Entre os pontos turísticos, a principal indicação de Ramsés Machado, agente de viagens da Preveli, é ir até a Cidade Amuralhada. Nela se concentram locais como a Torre do Relógio e o Palácio da Inquisição.

Mais alguns pontos não devem passar sem uma visita: Castillo San Felipe, Artesanato de Bovedas, Basílica Menor, Igreja San Pedro Claver, Igreja e Convento de Popa, Monumento à Índia Catalina, Teatro Adolfo Mejía, Museu do Ouro, Museu de Arte Moderna e Café del Mar.

A Cidade Amuralhada também oferece uma boa gama de opções de hospedagem e tem dividido turistas com a região de Bocagrande – área mais moderna de Cartagena, onde se encontra a melhor praia urbana.

Por falar em praia, vale a pena buscar o visual caribenho de ilhas próximas, como as dos arquipélagos de Rosário, San Bernardo e Playa Branca. O tom esverdeado das águas certamente vai conquistar você. 

Cartagena-shutterstock-doutissima

As ilhas do arquipélago de Rosário estão entre as mais bonitas da região. Foto: Shutterstock

Cartagena é especialista em frutos do mar

Dicas de gastronomia? Machado revela que os pratos a base de frutos do mar dominam a culinária local, mas também existem opções internacionais e uma rede de restaurantes em que não faltam variedades.

Outro destaque são as frutas frescas, que podem ser encontradas em quase todos os locais, especialmente para o preparo de sucos. A limonada de coco é tradicional e deve ser experimentada. Afinal, é uma ótima pedida para amenizar o calor intenso, já que a temperatura média anual fica em 27ºC.

É justamente por conta dessa característica que a viagem para Cartagena pode ser feita durante o ano todo, sem prejuízo de chuvas intensas ou de um frio inesperado. Para os que não dispensam temperaturas mais altas para curtir a praia, a melhor pedida é viajar durante o verão brasileiro.

Cartagena-shutterstock-doutissima (2)

Vale uma pausa nas visitas para provar os sucos locais. Foto: Shutterstock

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!