A rabanada é um dos doces mais disputados na ceia de Natal. Feita com pão de trigo dormido, essa iguaria conquista uma geração após a outra. Então, que tal aprender uma receita de rabanada fácil e deliciosa?
Origem da rabanada
A origem da rabanada é incerta: há relatos que surgiu pelas mãos de portugueses, franceses, espanhóis e até norte-americanos. O certo é que o prato é muito apreciado em diferentes culturas.
Em Portugal, por exemplo, a rabanada é conhecida como fatia dourada ou fatia-de-parida, devido à coloração. Já na Espanha, é chamada como torrija ou torreja, sendo consumida na quaresma. Em ambos os países é recomendada para as parturientes.
No Brasil, a receita de rabanada surgiu do reaproveitamento do pão dormido. No interior do Nordeste é considerado pecado desperdiçar pão. De origem portuguesa ou não, foram eles, os lusos, que ensinaram os brasileiros a preparar essa deliciosa receita. A iguaria foi incorporada a nossa culinária assim como em outros países.
Esse prato é servido em diversas regiões do mundo, como Estados Unidos, onde é chamado de french toast devido à influência francesa, e na própria França, onde recebe o nome pain perdu como referência ao reaproveitamento do pão dormido.
Receita de rabanada tradicional
A rabanada é uma receita típica do Natal, mas é muito bem-vinda em outras ocasiões do ano.
Ingredientes:
– 1 lata de leite condensado
– 1 lata de leite
– 3 ovos
– 4 pães franceses em fatias
– Açúcar para cobrir as fatias
– Canela-da-China em pó para cobrir as fatias
Modo de preparo:
Misture o leite condensado e o leite. Reserve. Bata os ovos com um garfo ou batedor manual de alumínio. Reserve também.
Em uma frigideira esquente o óleo. Fatie os pães enquanto o óleo aquece. Passe as fatias de pão na mistura de leite condensado e leite e depois nos ovos batidos. Coloque as fatias para fritar até ficarem douradas de ambos os lados. Polvilhe açúcar e canela-da-China.
Forre um travessa de vidro com papel toalha e coloque as fatias já fritas para que fiquem enxutas. A rabanada está pronta para servir.
Versão light da receita de rabanada
Se você está de dieta ou quer manter a boa forma pode investir em pão integral, fritar as fatias em óleo de canola e trocar o açúcar refinado por mascavo. Estar de dieta não é mais empecilho para saborear os pratos de fim de ano.
Ingredientes:
– ½ de leite desnatado
– lata de leite condensado light
– 5 ovos
– 4 pães franceses integrais
– Adoçante culinário ou açúcar mascavo e canela para polvilhar.
Modo de preparo:
Corte os pães em fatias. Bata no liquidificador, o leite desnatado com o leite condensado e os cinco ovos. Mergulhe as fatias nessa mistura. Em uma assadeira, coloque os pães e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC de 10 a 15 minutos. Depois que retirar a rabanada do forno, polvilhe com canela e o adoçante culinário ou açúcar mascavo.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!