Se você não tem um radinho ligado diariamente, talvez esteja perdendo os vários benefícios que a música tem a oferecer para sua vida. De acordo com pesquisa feita pelas empresas Sonos e Apple Music, ela pode ajudar até mesmo a perder calorias.
Para realizar o estudo, os pesquisadores pediram que os voluntários passassem uma semana sem música e depois a inserissem em suas rotinas – e no volume alto. O resultado? A segunda fase resultou em um número maior de passos dados e, por consequência, mais calorias consumidas. Mas esse não é o único benefício.
Por que você deve ter sempre um radinho ligado?
Certas notas musicais são capazes realmente de mexer com nossos sentimentos e emoções. Qualquer um que já limpou lágrimas dos olhos ao ouvir uma música triste sabe o quão poderosos alguns acordes podem ser.
Pois saiba que estudos científicos têm demonstrado que a música realmente pode mudar nosso humor e até mesmo ajudar na concentração. Conheça mais alguns benefícios investigados:
- Redução de estresse e ansiedade
Muitas pesquisas já mostraram que escutar música é capaz de acalmar as pessoas, mesmo durante eventos altamente estressantes ou dolorosos. Inclusive, um estudo feito no Hospital Södertälje, na Suécia, envolvendo pacientes de cirurgia, mostrou que a redução do estresse pós-operatório através da música foi mais poderosa que o efeito de uma droga ansiolítica.
- Ajuda a diminuir a dor
Em um estudo publicado na revista Pain Management Nursing, 60 pessoas com diagnósticos graves foram distribuídas aleatoriamente para ouvir música uma vez por dia, durante quatro semanas. Comparadas a um grupo de controle, os ouvintes experimentaram redução significativa da dor e menos sintomas depressivos.
- Melhora o funcionamento do sistema imunológico
Será que ouvir música realmente é capaz de ajudar a prevenir doenças? Pois alguns pesquisadores pensam que sim. Vinculados à Universidade de Wilkes, eles analisaram a forma como a música afeta os níveis de um anticorpo importante para o sistema imunológico.
Foi descoberto que as músicas suaves podem realmente aumentar os níveis desses anticorpos, de modo que a exposição a elas (e não outros sons) é capaz de melhorar a imunidade.
- Pode ajudar a memória
Desfrutar da música provoca liberação de dopamina, ligada à motivação. Por sua vez, essa última está envolvida nos processos de aprendizagem e memória. Em um estudo publicado na revista Memory & Cognition, os alunos foram convidados a falar de forma rítmica ou cantar frases – tudo em uma língua desconhecida.
Quando foram convidados a recordar as frases estrangeiras, o grupo de canto se saiu significativamente melhor do que os outros dois.
- É capaz de ajudar durante os exercícios
Pesquisadores da Brunel University, do Reino Unido, recrutaram 30 participantes para ouvir música sincronizada motivacional, música sincronizada não-motivacional ou nenhuma música enquanto caminhavam em uma esteira, até alcançar níveis de exaustão.
As medições mostraram que ambas as situações de música aumentaram a duração do exercício (a música motivacional aumentou significativamente mais) se comparadas aos outros grupos.
E aí, já sintonizou o seu radinho? Deixe um comentário! E não esqueça de compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!