Segundo um levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Opinião de Pública e Estatística (Ibope), mais de 15,2 milhões de brasileiros se declararam vegetarianos. Se você tem amigos que não comem carne e nunca sabe ao certo o que preparar para eles, confira duas dicas de snacks que certamente vão agradar.
Veja como preparar snacks veganos
Para não ficar no aperto da próxima vez que receber um amigo vegetariano, vale salvar duas receitas que a equipe do Doutíssima separou para você.
Cookies veganos
Ingredientes
1 xícara de aveia laminada
1 xícara de aveia flocos
1 xícara de açúcar mascavo
1 xícara de farinha trigo
6 colheres de sopa de margarina vegetal
2 xícaras de pedaços de chocolate de soja
Modo de preparo
Em uma vasilha coloque os ingredientes secos e derreta a manteiga no microondas. Acrescente a manteiga já derretida e misture até ficar uma massa homogênea. Use uma colher de sopa para dar forma aos cookies.
Unte a forma e asse por 12 minutos em forno preaquecido em temperatura mediana ou até que fiquem dourados. Essa receita rende 40 porções e fica pronta em 25 minutos.
Coxinha vegetariana
Ingredientes
1 kg de mandioca
2 xícaras de farinha de trigo
Sal
2 xícaras de proteína de soja clara triturada
2 colheres de sopa de molho de soja
1 cebola
2 dentes de alho
1 xícara de café de temperos verdes
1 colher de chá de fermento em pó
3 xícaras de farinha de rosca
Água
Modo de preparo
Cozinhe a mandioca e amasse até formar um purê. Acrescente sal e dê o ponto da massa com farinha de trigo. Reserve. Prepare o refogado de proteína de soja e cuide para que fique seco.
Para fazer a coxinha você deve colocar uma porção de purê suficiente para cobrir a palma da sua mão. Depois coloque uma parte do refogado de proteína de soja e feche a mão para dar o formato.
Agora umedeça a coxinha e passe na farinha de rosca. Unte a forma com óleo e farinha de rosca. Asse por 30 minutos com fogo moderado. Agora é só servir a coxinha junto com os demais snacks que você preparou.
Benefícios da alimentação vegetariana
Baseada no consumo de vegetais, cereais e leguminosas, uma dieta vegetariana oferece ao corpo uma quantidade menor de gordura saturada, que pode fazer mal quando ingerida em excesso. Além disso, auxilia no controle do diabetes e previne doenças cardiovasculares.
O Guia Alimentar para a População Brasileira, feito pelo Ministério da Saúde, incluiu a alimentação vegetariana entre os hábitos saudáveis e destacou que o consumo de carnes e outros alimentos de origem animal não são essenciais ao ser humano.
Entretanto, a combinação de outros alimentos para suprir as necessidades nutricionais são necessárias. Ou seja, o acompanhamento com um profissional da área é indispensável para manter o equilíbrio.
E aí, gostou das receitas de snacks? Aproveite para compartilhar o artigo com os seus amigos.