Exercícios > Fitness

As melhores dicas de como perder barriga

Por Redação Fortíssima 23/05/2016

Saber como perder barriga é objetivo frequente para quem inicia uma dieta ou começa a praticar exercícios físicos com mais intensidade. Porém, nem sempre é tarefa fácil eliminar a gordura localizada e construir massa magra na região. A saída é focar em dicas específicas.

Como perder barriga

É preciso um esforço combinado de vários fatores. Foto: iStock, Getty Images

Todo mundo tem gordura na barriga

A camada de gordura subcutânea  ajuda a isolar o corpo, enquanto a gordura mais profunda envolve e protege os órgãos. Ou seja, todo mundo precisa que elas estejam presentes no corpo. 

De acordo com pesquisadores da University of New South Wales, homens e mulheres acumulam gordura de forma diferente. Em média, as mulheres têm de 6% a 11% mais gordura corporal do que os homens. Graças ao hormônio estrogênio, o corpo feminino também costuma retê-la mais.

Já segundo um estudo da revista Obesity Reviews, boa parte dessas diferenças ocorre como um esforço do organismo feminino para se preparar para a gravidez. No entanto, isso não significa que o excesso não deva preocupar. 

Dicas de como perder barriga

A melhor forma de perder barriga é associar vários métodos. Isso significa que uma alimentação equilibrada precisa andar de mãos dadas com a dose certa de exercícios físicos. Além disso, é preciso fazer as escolhas certas. Confira as dicas que separamos para você. 

  • Dieta

Um dos segredos de como perder barriga está em adotar uma dieta de baixo índice calórico e repleta de alimentos saudáveis. Inclua em sua alimentação proteínas magras, produtos frescos e cereais integrais.

Resista à tentação de usar dietas que prometem resultados rápidos. A longo prazo, a tendência é que você volte ao estágio inicial. Um estudo publicado no American Journal of Clinical Nutrition mostrou que uma alimentação com calorias controladas, rica em grãos integrais, diminui a gordura extra da cintura de obesos. É uma boa aposta.

  • Exercício

Depois das adaptações alimentares, é hora de fortalecer o abdômen, o que também ajuda a conquistar uma coluna saudável, melhor equilíbrio e estabilidade aprimorada. Fique atenta ao tipo de exercício que você faz: os melhores são os de estabilização, flexões e abdominais.

Por mais que eles não façam você perder gordura localizada, eles ajudam a fortalecer os músculos da região. Também não se esqueça de exercícios cardio para queimar calorias.

  • Evite hábitos ruins

Reduzir o inchaço pode fazer sua barriga ficar mais plana. Evite o excesso de alimentos durante as refeições e coma pequenas porções ao longo do dia. Goma de mascar e beber líquidos com os alimentos pode causar excesso de ar no trato digestivo. Ou seja, vale evitar.

As bebidas carbonatadas, os alimentos picantes, as grandes porções de feijão ou vegetais crucíferos, as frutas secas e os sucos de frutas também costumam induzir ao inchaço e devem ser evitados.

Se você é intolerante à lactose, evite produtos lácteos para ajudar a reduzir o inchaço da barriga. Certifique-se de consumir os nutrientes importantes, como cálcio e vitamina D, mas sempre partir de alternativas ao leite ou outros alimentos enriquecidos.

E aí, o que achou das dicas de como perder barriga? Hora de colocar em prática. Depois nos conte quais foram os resultados.