Quem acredita que a pele não necessita de cuidados no inverno está muito enganado. Essa estação mais seca, fria e com alta concentração de poluentes pode potencializar o ressecamento da cútis e causar o desenvolvimento de problemas dermatológicos como desidratação, dermatites e descamações.
Se o frio da estação está acabando com a sua vontade de manter os hábitos de beleza, não desanime. A pele necessita de cuidados no inverno, outono, primavera e verão. É nas épocas mais frias, no entanto, que existe o exagero no uso de artifícios que podem aumentar a fragilidade e o ressecamento da cútis.
Segundo a dermatologista Claudia Marçal, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), as mudanças de temperatura e o uso da água quente são responsáveis pela descamação, vermelhidão e irritabilidade da pele. “As glândulas sebáceas produzem menos gordura, há maior atrito com roupas sintéticas e perdemos mais água transepidermal”, diz.
Pele requer cuidados no inverno
A sequência de cuidados no inverno é a mesma que em qualquer outra estação do ano. Você deve limpar, tonificar, hidratar e proteger diariamente a sua derme. Para a dermatologista, um dos segredos está na escolha de produtos com ingredientes mais naturais e suaves para a pele que já está apresentando a irritabilidade.
A tez seca pede a aplicação de loções de limpeza sem sabão, cremes hidratantes e fotoprotetores. “Esses produtos devem ser enriquecidos, ou seja, suas formulações devem ter uma textura mais voluptuosa, mais rica, que realmente forme um filme sobre a pele, uma parede de defesa”, alerta.
Os produtos hidratantes devem levar em sua composição substâncias como o ácido hialurônico, silício, peptídeos e vitamina B3. Os cremes, séruns ou hidratantes em gel podem ser manipulados de acordo com a sua necessidade ou adquiridos em farmácias. Todos esses procedimentos, de acordo com Claudia, evitam o toque áspero, ressecamento e alergias.
A pele irritada e que apresenta regiões ressecadas também deve ser tratada com água termal. Esse produto é fonte de oligoelementos como magnésio, zinco, silício, selênio e enxofre, que ajudam a regularizar o pH, promover hidratação e sensação refrescante.
A indicação da dermatologista é que o produto seja utilizado pela manhã e à noite, logo após a higiene da pele e antes da aplicação dos nutritivos e do hidratante matinal. Tudo para evitar que a cútis sofra com os efeitos do inverno.
O aliado número um
Outro cosmético indispensável nos cuidados no inverno ou em qualquer outra estação é o protetor solar. Engana-se quem acredita que os raios do sol são mais fracos durante os dias mais frios. “O filtro solar deve ser usado diariamente, independentemente da estação do ano e mesmo se o dia está nublado, chuvoso ou encoberto”, alerta a dermatologista.
Esse produto deve ser reaplicado a cada duas horas em exposição direta ao sol e a cada quatro horas em ambientes fechados, como escritórios e shoppings. O uso de antioxidantes, como vitamina C e E, são recomendados por Claudia para barrar a produção de radicais livres, átomos que podem acelerar o desenvolvimento de cânceres e linhas de expressão.
E aí, anotou as dicas de cuidados no inverno? Aproveite para compartilhar o artigo com os seus amigos.