Beleza > Moda > Slider Home

Coturno feminino pode compor diferentes estilos

Por Redação Fortíssima 22/07/2016

Do visual básico ao mais estiloso, o coturno feminino se tornou uma peça fundamental para compor diferentes looks. Com diversos modelos e cores, ele pode ser usado com saia, calça ou short, no verão ou no inverno, e tem caído no gosto das mulheres de todos os estilos.

E se engana quem pensa que ele serve apenas para um look mais despojado e básico. A prova disso apareceu até mesmo na PFW Inverno 2017, pois a bota foi a sensação nas passarelas, inclusive com vestidos mais elegantes e roupas de festa. Além disso, famosas também têm apostado no coturno nos últimos eventos de gala.

Coturno feminino

O coturno é a peça chave dessa estação, combinando com todos os estilos. Foto: iStock, Getty Images

Como usar o coturno feminino

O coturno surgiu no militarismo e, com passar do tempo, tornou-se ícone da moda punk e gótica. Nos anos 90, fez parte do cenário grunge da época e, especialmente nos últimos anos, voltou com tudo para compor looks com um ar roqueiro ou folk, adaptado para todo o tipo de ocasião.

Com um aspecto jovem e despojado, o coturno feminino foi a sensação nas passarelas da semana de moda de Paris 2017, aparecendo como a chave das composições mais modernas da estação. De cano longo ou curto, com ou sem salto alto, a maioria dos modelos apresentou material brilhoso, como verniz ou metálico, e cadarços coloridos.

No dia a dia, é um ótimo aliado para visuais básicos, com um jeans destroyed, camiseta e jaqueta, por exemplo. Com o look mais simples, o destaque fica  por conta do coturno, que dá um toque especial para o visual, tanto por quem opta pelos modelos pretos tradicionais, quanto para aqueles com mais detalhes e cores diferentes.

O coturno também pode compor um visual mais feminino e delicado, basta usar com shortinhos jeans, vestidos ou saias, além de uma meia calça para os dias mais frios. A cor e o modelo das botas, juntamente com o restante do visual, é que vai definir o estilo, podendo variar bastante conforme a composição das peças.

Dicas para escolher o coturno feminino

Para exemplificar bem a diversidade do coturno feminino, basta se inspirar nas celebridades, que aparecem usando as botas com diferentes combinações e nas mais diversas ocasiões, seja no dia a dia ou nos eventos de gala.

Mas com tantas opções e possibilidades, a escolha pelo coturno ideal pode ser uma tarefa difícil. Nessa estação, os modelos aparecem com estampas florais e animal print, acessórios como spikes, brilhos, material envernizado, salto alto, cadarços coloridos e, claro, os clássicos mais básicos, lisos e nas cores preto e marrom.  

A principal dica para escolher é levar em consideração o conforto e o estilo próprio. O importante é optar por um modelo que combine com o seu visual, pensando nas roupas e nos looks que poderá montar com ele. Siga o que gosta e escolha aquilo que faz você se sentir bem.

E você, costuma usar coturno feminino? Conte para a gente!