O consumo de isotônico é bastante popular após a realização de exercícios físicos. Depois de um jogo de futebol ou de uma caminhada, é comum ver todos os atletas, sendo eles profissionais ou não, ingerirem uma garrafa desta bebida para recuperar as energias gastas. Mas será essa a sua real função? Quem deve beber e quanto se deve beber?
Isotônico é para atletas regulares
Os isotônicos são bebidas que devem ser digeridas por pessoas que praticam exercícios físicos de forma regular e que, em decorrência dessa atividade, tenha alguma ativação metabólica. O isotônico possui na sua composição três elementos essenciais para quem acabou de praticar alguma atividade física por uma hora ou mais: carboidratos, líquido e sais minerais.
Isotônico possui excesso de sódio
A bebida também possui uma dose de sódio bastante alta para repor a quantidade perdida durante a atividade física. Porém, se ingerido por alguém que não praticou nenhuma atividade e que, além disso, também possui problemas de pressão alta, o nível de sódio pode ficar alto e trazer complicações mais graves para a saúde.
Para se ter uma ideia, o sódio presente em um isotônico chega a ser 25 vezes maior do que em relação a um suco natural.
Da mesma forma que o sódio em excesso pode ser um problema, todo o restante da composição da bebida também pode trazer malefícios se ingerida sem nenhuma necessidade. Os carboidratos em excesso, por exemplo, podem fazer com que a pessoa engorde.
Há outras opções
Mas o isotônico não é a primeira opção para quem realiza atividades físicas. Se a atividade não exigiu muito ou foi bem rápida, o ideal é que, para a hidratação, seja bebida apenas água.
Agora, se o exercício foi mais longo, como, por exemplo, uma caminhada de 45 minutos a 1 hora na esteira, talvez um suco seja necessário e, dependendo do caso, se possa beber um isotônico.
Em caso de realizar mais de 1 hora de esteira, ou após uma partida completa de futebol ou qualquer outra atividade que exija muito esforço, que deixe o indivíduo cansado e muito suado, dai sim é necessária a ingestão dessa bebida.
Hidrate-se antes
Quando for praticar exercícios físicos, o ideal é sempre começar já hidratado. Então, beber água antes de começar as atividades é o primeiro passo. O segundo passo, para evitar a desidratação, é beber água ou isotônicos durante a atividade física, para repor tudo o que foi perdido. E o terceiro e último passo é, após os exercícios, novamente se hidratar, dessa vez, numa dose de uma vez e meia daquilo que foi perdido.
Pessoas que tenham doenças que as façam suar muito ou mesmo alguém após um período na sauna, não devem tomar o isotônico. Nesses casos, a hidratação é indicada apenas se houve a perda de água e somente deve ser ingerida água para se recuperar. Ao acordar, vale o mesmo raciocínio: é necessário se hidratar, mas aqui o que deve resolver o problema é um suco.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!