A esgrima é uma parte da história da Idade Média. Por centenas de anos, guerreiros, cavaleiros e mercenários usaram as espadas em combate. Mas a esgrima moderna é diferente e nada violenta, já que é um esporte de habilidade, inteligência e controle emocional, praticada em clubes em todo o mundo.
Praticar esgrima é seguro?
A esgrima é, sim, um esporte seguro, desde que seja praticada com o equipamento correto. Dessa forma, até mesmo pequenas lesões são incomuns. É por isso que a esgrima é muito praticada por crianças, já que o exercício sob coordenação de um profissional não tem contraindicações.
Benefícios da esgrima
Aumento da acuidade visual
Com os movimentos rápidos e os reflexos necessários para a esgrima, pode-se aprimorar a acuidade visual, ou seja, a capacidade de perceber, detectar ou identificar objetos, em iluminação baixa ou adequada.
Flexibilidade
A esgrima é um esporte de agilidade. Exige muito do corpo a cada vez que o participante tenta golpear o seu oponente e a cada movimento para desviar dos avanços do adversário. Por isso, esse esporte pode melhorar a flexibilidade de em suas coxas, quadris e glúteos, bem como a parte superior das costas, parte inferior das costas e ombros. Mas lembre sempre de alongar bastante as pernas os braços, tanto o que segura a espada quanto o outro.
Força nas pernas e resistência
Este tipo de combate será composto de muitas investidas e recuperações, para a frente e para a trás ou em posição de guarda. Estes movimentos irão aumentar a força nas pernas e resistência. Tal como acontece com os benefícios de flexibilidade, você tenderá a usar mais uma perna do que a outra. Por isso, é importante realizar também alguns exercícios de fortalecimento para a outra perna.
Aptidão anaeróbia
A esgrima é um esporte explosivo. Nele, os períodos de atividade de alta intensidade são intercalados por períodos de recuperação. Por isso, pode desenvolver a sua capacidade de realizar atividades independente do seu consumo de oxigênio. Com sua aptidão anaeróbia melhor, você vai conseguir realizar uma atividade por mais tempo antes de ácido lático se acumule nos músculos. O ácido láctico provoca a sensação de queimação que você experimenta quando trabalha em condições anaeróbias. Com o treinamento, o seu corpo produz menos ácido lático e também é capaz de limpar o ácido láctico mais rapidamente após o fim da atividade.
Aptidão aeróbica
Apesar da esgrima ser um esporte predominantemente anaeróbico, seu coração e os pulmões vão obter um bom treino também, especialmente nos períodos entre as explosões de movimentos. A forma física aeróbica descreve a capacidade do seu corpo para recolher, transportar e usar o oxigênio, e está ligada à saúde cardiorrespiratória.
Coordenação
Ao contrário dos esportes cíclicos, como corrida e remo, a esgrima requer que você consiga movimentar o seu corpo em uma infinidade de maneiras. Os braços e pernas precisam trabalhar em conjunto e de forma harmoniosa durante o ataque, defesa e contra ataque. Ter uma boa coordenação fará com que seus movimentos fiquem mais suaves.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!