Remédios Caseiros

Regule o intestino com receitas caseiras

Por Redação Doutíssima 11/10/2014

Um bom funcionamento dos intestinos é fundamental para a qualidade de vida de qualquer pessoa, afinal ele está sempre em atividade, cumprindo seu fundamental papel no sistema digestivo. Problemas como intestino preguiçoso, constipação e outros incomodam bastante, pois deixam a pessoa com uma sensação constante de desconforto. Uma alimentação cotidiana saudável e balanceada é o melhor remédio para regular a atividade intestinal, mas algumas receitas podem acelerar esse processo.

intestino

Uma dieta repleta de fibras e boa hidratação são hábitos que auxiliam o intestino. iStock, Getty Images

Cáscara sagrada deve ser consumida com moderação

Dentre as diversas medidas caseiras para ajudar no funcionamento dos intestinos, uma das mais conhecidas e indicadas é a cáscara sagrada. Essa é uma planta com propriedades medicinais que certamente vai ajudar.

Se o seu sistema digestivo não funciona direito, use cinco colheres das de sopa de pó da casca de cáscara sagrada e uma garrafa de vinho branco. Misture o pó ao vinho e deixe de molho (em maceração) por dez dias. Depois deste período, coe e beba um cálice, todas as noites, antes de deitar. A mistura deve ser ingerida até que você perceba que suas funções digestivas estão funcionando normalmente.

Mas, fique atento: só tome a mistura quando realmente houver constipação, pois a cáscara sagrada pode danificar as terminações nervosas dos intestinos. Grávidas e mulheres que amamentam não devem tomar.

Frutas e grãos regulam o intestino

Se o seu sistema digestivo é muito sensível e você não quer correr o risco de irritá-lo, há alternativas de substâncias mais suaves, que podem ser consumidas por um tempo mais prolongado. Entre elas, a tanchagem, cujos grãos são ótimos para tratar a constipação crônica. No universo das frutas, o figo é uma que tem ação laxante.

Outro grão que pode ser ótimo aliado para um pleno funcionamento dos intestinos é a linhaça – que ainda traz diversos outros benefícios a nossa saúde humana. Frutas, legumes, saladas cruas, aveia e cereais integrais também são garantia de uma dieta com mais fibras, que regulam a atividade intestinal.

Estes alimentos ajudam a aumentar o bolo fecal e atuam na diminuição do tempo de trânsito intestinal. Também inclua em sua dieta mamão ou laranja com bagaço. Nas duas principais refeições – almoço e jantar – coma sempre uma porção de verduras e de legumes. As frutas devem ser consumidas no café da manhã e no lanche.

Você pode potencializar esses benefícios unindo dois ou mais desses alimentos. Uma ótima combinação é juntar a linhaça e o mamão. Use meio mamão, um copo de água, uma colher de sopa de linhaça e mel ou açúcar a gosto. No liquidificador, bata o mamão e a água, depois adicione a linhaça e adoce.

Este suco não tem contraindicações e pode ser consumido por bebês e crianças que sofrem de intestino preso. Para os pequenos, o ideal é que não seja adoçado.

Outra fruta bastante indicada para a prisão de ventre é a ameixa preta, que também pode ser um delicioso ingrediente para outro preparado no combate ao intestino preso. A fruta tem propriedades laxativas e depurativas, estimulando a atividade intestinal. Pique três ameixas pretas e misture em um pote de iogurte natural. Tome todos os dias, no café da manhã.

Hidratando o intestino

Além da alimentação, a hidratação constante é fundamental para o bom funcionamento do intestino, afinal as fezes são compostas por cerca de 80% de água. A água hidrata o bolo fecal, evitando que ele fique ressecado. O ideal é ingerir em torno de dois litros de água por dia.

Fique atento às quantidades de bebidas com cafeína, como mate, chá verde, café e refrigerantes à base de cola. Beba-as com moderação, pois elas desidratam as fezes e deixam o intestino lento.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!