A sensação de prurido na pele é bastante comum, mas pode ter diversas origens diferentes. Quando o caso é grave e a coceira vem acompanhada de lesões, é recomendável procurar um dermatologista. Mas quando a situação é mais branda, o prurido na pele pode ser tratado com uma série de remédios caseiros que podem trazer alívio imediato.
Malva acaba com o prurido na pele
Uma destas receitas tem como base a malva. A dica é controlar a coceira por meio de um cataplasma feito com a planta medicinal. Ela é rica em ácidos múcicos, responsáveis por aliviar a irritação da pele sem causar mais complicações, como alergias.
Para preparar o cataplasma com folhas de malva, você vai precisar de folhas frescas da planta e uma gaze ou pedaço de pano limpo. Lave bem as folhas, pegue um punhado delas e esmague-as sobre um pano limpo ou sobre a gaze. Aplique na região com prurido na pele e deixe agindo por 15 minutos. Em seguida, lave bem a área que está sendo tratada.
Alternativas caseiras para tratar prurido na pele
Veja outras receitas caseiras para trazer alívio à coceira.
Amido de milho
Polvilhar amido de milho (ou maisena) na parte afetada pela coceira é um dos métodos mais comuns e eficazes de combatê-la. Uma compressa fria também ajuda e vai proporcionar alívio imediato.
Urtiga
O chá ou o óleo de urtiga fresco apresentam bons resultados no combate ao prurido na pele. Esta planta é adequada especialmente para coceiras resultantes das picadas de insetos. Se for preparar o chá, use uma colher de folhas secas da planta em uma xícara de água fervente. Espere, em infusão, por 15 minutos e tome duas vezes por dia.
Couve
Pegue dois punhados de folhas de couve e coloque-as em água quente por aproximadamente dez minutos. Logo depois, aplique-as diretamente na área onde ocorre o prurido na pele.
Canela em pó e mel
Estes dois ingredientes, juntos, promovem enorme alívio à coceira. Misture os dois e aplique a solução diretamente na área afetada.
Bicarbonato de sódio
Misture com água e passe a pasta na região da pele onde há coceira.
Camomila
Em meio litro de água quente, deposite folhas de camomila. Assim que esfriar, coe. Logo que a água estiver fresca, aplique na pele.
Pau de cajueiro
O chá com cascas de pau de cajueiro pode ser ingerido ou aplicado no local da coceira.
Espinheira-santa
Este é um ótimo remédio caseiro para prurido na pele. No entanto, preste bastante atenção, porque, diferente de outros, ele deve ser somente tomado, e não aplicado diretamente no local da coceira.
Cebola
Experimente misturar cebola, azeite de oliva e alho e prepare uma pasta batida no liquidificador. Em seguida, aplique na área em que sente coceira.
Confrei e mastruz
Faça um suco de confrei e mastruz e passe na área do corpo em que tem a alergia.
Aveia e vinagre de maçã
Para um banho de imersão, acrescente à água da banheira uma mistura de duas xícaras de farinha de aveia e duas colheres de vinagre de maçã.