A postura adotada durante o expediente e a mentalidade com a qual se encara as atividades profissionais pode fazer a diferença no trabalho. Muitas vezes, pequenos detalhes mudam nosso dia a dia profissional, melhorando significativamente a produtividade na empresa.
Como o tempo é imprescindível dentro do mundo corporativo, não se pode aproveitá-lo de qualquer maneira, porque isto pode prejudicar o andamento de sua atividade.
Fazer a diferença no trabalho demanda organização
É imprescindível se tornar produtivo organizando seu tempo e garantindo, assim, melhor rendimento. Para ajudá-lo nesta tarefa, listamos 10 dicas para que você possa fazer a diferença no trabalho.
Como fazer a diferença no trabalho
1. Coloque em prática sua vontade
Se você tem força de vontade, movimente-se para realizar suas tarefas. Não adianta nada ter apenas vontade de fazer a diferença no trabalho se, na hora de executar a atividade, você não trabalhar de fato.
Apesar da nossa mente estar propensa a desistir no primeiro obstáculo, supere o medo e o receio para encarar o desafio. Por isto, não adie as dificuldades: procure assumi-las e contorná-las.
2. Faça pausas
Realizar pequenas pausas durante a tarefa aumenta a produtividade, e é algo que ajuda a fazer a diferença no trabalho. Faça intervalos de 15 minutos a cada 90 trabalhados para sair da frente do computador por um tempo, respirar e desopilar a cabeça.
A medida é de suma importância para maximizar seu trabalho e rendimento. Permanecer na frente da tela do computador por 4 ou 5 horas ininterruptas diminui a criatividade e o desempenho.
3. Estabeleça as prioridades
Crie listas para definir suas atividades diárias, pois assim você consegue se monitorar e priorizar aquilo que é mais importante a ser priorizado.
4. Evite a sobrecarga de tarefas
Realizar muitas tarefas ao mesmo tempo pode diminuir o rendimento e fazer a diferença no trabalho de forma negativa. Nosso cérebro tende a ficar confuso quando realizamos muitas tarefas diferentes, o que impede que consigamos um resultado eficaz. Priorize o que é mais importante e faça cada coisa separadamente.
5. Planeje o dia seguinte
Antes de ir para casa, planeje as tarefas a serem realizadas no dia seguinte. Por meio da lista de tarefas, separe o que ficou pendente, usando também a lista de prioridades.
6. Perfeccionismo nem sempre é bom
Algumas pessoas perdem muito tempo calculando nos mínimos detalhes um projeto ou uma atividade, o que pode reduzir seu tempo e influenciando na realização de outras atividades que deveriam ser feitas durante o dia. Por isto, dê o melhor no que estiver fazendo, mas sem que seja feito fora do prazo estipulado.
7. Absorva todo conhecimento possível
Procure se informar sobre tudo do seu trabalho e das tarefas que está desempenhando. Leia jornais, revistas e livro sobre sua atividade profissional. Tire todas as dúvidas que tiver com seus chefes e colegas de trabalho, principalmente daqueles com mais tempo de empresa. No entanto, nunca tente puxar o tapete de seus colegas.
8. Evite distrações
Apesar de ser uma grande aliada profissional, a internet também pode ser uma grande distração para aqueles que trabalham em frente ao computador. Por isto, use a internet apenas para o necessário. Evite acessar redes sociais, pois isto lhe fará perder tempo no trabalho, podendo acumular atividades para depois.
9. Alimente-se adequadamente
Procure se alimentar de 3 em 3 horas, dando sempre preferência a alimentos com alto teor de proteínas e fibras, pois eles ajudam na produtividade. Frutas também são boas alternativas.
Também procure substituir o consumo de café pela água. Isto porque, mesmo o café tirando o sono, ele pode reduzir a concentração. Além disto, o corpo hidratado faz com que o pensamento flua melhor.
10. Não leve problemas pessoais para o trabalho
Brigas com marido, espaço ou problemas com os filhos devem ficar em casa. Coloque sua energia apenas no trabalho, pois assim esquecerá os problemas externos e renderá muito mais.