Motivação

Aprenda 5 dicas para tirar fotos nas férias

Por Redação Doutíssima 12/01/2015

Você vai sair de férias e está na busca por dicas para tirar fotos da viagem? Se você faz parte da imensa maioria da população que mal sabe usar os recursos da câmera, seja ela digital ou do celular, é sempre bom buscar uma ajudinha.

dicas para tirar fotos

Sensibilidade e conhecimento do equipamento são itens essenciais. Foto: iStock, Getty Images

Afinal, as fotos eternizam momentos e nos remetem a lembranças maravilhosas de locais por onde passamos. Nos dias de hoje, elas também servem para causar aquela invejinha nos amigos do Facebook.

Dicas para tirar fotos com tecnologia

 

Realmente é importante saber como registrar os momentos e lugares por onde se passa. A tecnologia nos deu uma mãozinha, e hoje em dia a gente já sabe se gostou ou não da foto imediatamente.

Bem diferente de antigamente quando a gente só ia saber se registramos o momento adequadamente ou se gostamos da foto dias depois, ao revelar os filmes. Isso acabou, e agora o desafio é descobrir dicas para tirar fotos com câmeras cheias de recursos e usando o nosso melhor ângulo.

Veja 5 dicas para tirar fotos dos seus destinos

 

1. Conheça seus “olhos”

 

Conhecer e entender como funciona a sua câmera está entre as principais dicas para tirar fotos. Isso vale tanto para câmeras analógicas quanto digitais e de celulares. Se você não conhece os recursos que sua câmera tem, fica mais difícil aproveitar 100% de sua funcionalidade. Se for preciso leia o manual ou busque por um vídeo explicativo no Youtube.

 

2. Esqueça o modo automático

 

Provavelmente você pensa que quem não usa o modo automático da câmera é profissional, mas não é bem assim. Qualquer pessoa pode deixar de lado esse modo e usar a forma manual para capturar as imagens.

 

Daí a importância de conhecer os recursos da câmera e também fazer testes com as novas configurações. Vale a pena, pois você terá a oportunidade de fazer fotos bem diferentes das que está acostumado.

 

3. Iluminação é tudo 

 

Entre as dicas para tirar fotos não pode faltar a atenção com a iluminação do local. Isso não quer dizer que você tem sair carregando luzes, tripés ou coisas do tipo. Você deve ficar atento às luzes do local e saber se posicionar.

A luz do sol também faz a diferença numa foto, mas isso só se você souber usá-la a seu favor. O ideal é testar sempre os ângulos de posicionamento.

4. Use sua sensibilidade

 

A sensibilidade do viajante é o mais importante numa foto. A gente pode tirar inúmeras fotos sem que elas tenham qualquer função que não a de lembrança do local. Mas há momentos, locais e paisagens que merecem aquele carinho antes do “clique”.

Netas situações, leve em consideração o seu sentimento sobre o local e tente posicionar a câmera de acordo com o que você espera do local.

 

5. Selfie, selfie e mais selfie

 

Não tem como fugir das selfies. Elas são práticas, espontâneas e são divertidíssimas de tirar. Se você quer mostrar o lugar onde está sendo feito a selfie, é preciso saber, novamente, se posicionar.

 

Entre as principais dicas para tirar fotos selfies bonitas estão a configuração da câmera para que você consiga ver o enquadramento e a posição do braço – bastão retrátil e lente grande angular portátil são boas opções para tirar selfies com maior abrangência de terreno.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!