Dica do Nutricionista

Conheça os benefícios da fruta-do-conde

Por Redação Doutíssima 03/01/2015

A fruta-do-conde pode até não ser a mais bela das frutas, mas seus benefícios são diversos. Fonte de carboidratos, ferro, cálcio, fósforo, sais minerais, vitaminas A, B1, B2, B5 e C, proteínas e hidratos de carbono, o fruto tem funções diuréticas, energéticas, anti-inflamatória, antirreumática, adstringente, entre outras.

 

Além de ajudar a fortalecer os sistema imunológico e prevenir o envelhecimento precoce. Também conhecida como pinha, a fruta-do-conde pode ser usada por completo.

fruta do conde

Sistema imunológico forte e função diurética são alguns dos benefícios da fruta. Foto: iStock, Getty Images

Com suas folhas e cascas é possível preparar chás medicinais e as sementes podem servir de ingredientes para preparados anticaspa. As raízes servem como purgante. Já o fruto pode ser consumido in natura e também em receitas de doces.

 

Bem adaptada ao solo brasileiro

 

Com origem na região das Antilhas, na América Central, o fruto se adaptou bem em terras brasileiras e hoje a região nordeste, em especial o estado do Ceará, é a maior produtora de fruta-do-conde.

 

Mas, o preço da fruta ainda é um pouco alto, dependendo do Estado. Fora da região produtora, o quilo pode custar cerca de 20 reais no supermercado e algo entre 15 reais e 18 reais na feira.

 

Fruta-do-conde ajuda a regular o intestino

 

Rica em fibras e sais minerais, a fruta-do-conde é uma excelente aliada de mulheres que sofrem de constipação crônica. O consumo regular da fruta, que tem cerca de 80 calorias a cada 100 gramas, ajuda a regular o funcionamento do intestino e a combater a prisão de ventre.

 

Além do mais, a fruta ajuda o organismo a eliminar as toxinas, o que ajuda na circulação do sangue e na oxigenação das células.

 

Chá é um ótimo anti-inflamatório

 

As folhas da fruta-do-conde também podem ser usadas para preparos de chás medicinais. Elas ajudam no alívio das dores causadas por colite, que é uma inflamação do intestino grosso, cãibras e espasmos musculares.

 

A casca da fruta é ótima para dores de estômago e no intestino. Além de ajudar no tratamento da anemia e da desnutrição, já que é uma fonte rápida de energia.

 

Devido ao alto teor de açúcar, a fruta-do-conde não é muito indicada para diabéticos, que têm como principal desafio controlar os níveis de glicose no sangue. A fruta, no entanto, não precisa ser eliminada do cardápio de pessoas com diabetes, mas deve ser consumida com moderação.

 

Caso você ainda tenha dúvidas, o mais adequado é buscar orientação médica sobre a liberação ou não do consumo desta fruta.

 

Outros benefícios da fruta-do-conde

 

Além de todos os benefícios já citados, a fruta ajuda o organismo a regular os níveis do colesterol LDL, o chamado colesterol ruim, que contribui para o entupimento das artérias do coração e é fator de risco para infarto e acidente vascular cerebral. Também atua no controle da pressão arterial – dois dos grandes desafios do brasileiro contemporâneo.

 

Como a fruta-do-conde não tem um preço muito acessível, é importante saber como escolher na hora de comprar. Prefira aquelas com cor verde-clara e não as que estejam escuras e moles. Também passe longe das mofadas e rachadas.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!