Remédios Caseiros

Aprenda a fazer remédios caseiros para soltar intestino

Por Redação Doutíssima 24/10/2014

Pessoas que têm constipação, a popular prisão de ventre, sofrem bastante na hora de ir ao banheiro. A dificuldade para soltar intestino, no entanto, pode ser superada com uma série de remédios caseiros, muito simples de preparar. Conheça alguns deles:

soltar-intestino

Receitas caseiras e naturais podem ajudar a regular o sistema digestivo. Foto: iStock, Getty Images

Remédios caseiros para soltar intestino

A primeira sugestão é uma receita super simples. Misture uma colher de sopa de mel de cana em um copo de água morna. Beba essa solução diariamente, em jejum, antes do café da manhã.

Um pouco menos simples, mas ainda mais eficiente, é a receita que precisa de uma laranja descascada, três ameixas pretas sem caroço, uma fatia média de mamão e uma colher de sopa de linhaça triturada. Para preparar o remédio caseiro, bata no liquidificador a laranja, a ameixa e o mamão. Assim que estes ingredientes se transformarem em uma espécie de purê, acrescente a linhaça.

Tome todas as manhãs. Esta combinação é excelente para soltar intestino, principalmente devido à ameixa, que é um ótimo laxante. Você ainda pode consumir a fruta regularmente como sobremesa.

Outra forma de usar a ameixa preta para soltar intestino é associá-la ao iogurte natural. Pique três unidades da fruta e misture-as a um copo de iogurte natural. Faça isso todos os dias, durante o café da manhã.

Linhaça e mamão para soltar intestino

Uma das receitas mais usadas com o fim de soltar intestino é o remédio caseiro à base de linhaça e mamão. Estes ingredientes são ricos em fibras, que ajudam o a regular funcionamento do intestino e de todo o sistema digestivo. Você vai precisar de:

– 1/2 mamão sem sementes

– 1 copo de água

– 1 colher (de sopa) de linhaça

Mel ou açúcar a gosto

Bata o mamão e a água no liquidificador e, em seguida, acrescente a linhaça, adoçando a gosto. Este tratamento pode ser usado tanto por adultos quanto por crianças para soltar intestino. No entanto, no caso dos pequenos, é recomendável não adoçar.

A importância das fibras

Além das medidas caseiras, é importante que a pessoa que tem o intestino preso consuma, todos os dias, alimentos ricos em fibras, como laranja, feijão, uva, abóbora e lentilha. O consumo de muita água também é fundamental, já que a prisão de ventre se caracteriza por fezes ressecadas – sucos naturais de frutas são uma boa alternativa. A prática de exercícios físicos, da mesma forma, vai ajudar a aliviar os incômodos causados pelo intestino preso.

As fibras são laxantes naturais, aumentam o bolo fecal e favorecem o trânsito intestinal. Outros alimentos que podem ser incluídos na dieta de quem sofre com intestino preso e são excelentes fontes de fibras: aveia, farelo de trigo, cereais integrais e pêssego.

Chás também podem ser usados para soltar intestino. Os mais conhecidos são o chá de boldo, de carqueja, de alcachofra, de bardana e de sabugueiro.