Quem tem restrições alimentares, como os celíacos, sabe o quanto é difícil preparar uma ceia de ano novo sem glúten. Mas não é impossível. Basta usar a criatividade e se inspirar em receitas que dão água na boca e não perdem em nada para os pratos tradicionais.
Lentilha está liberada
A ceia de ano novo sem glúten pode contar com a clássica lentilha. O grão, indispensável para festa, pode ser consumido sem problemas por quem deve passar longe do glúten.
Você pode temperar com cenoura, batata, tomate, tempero verde, enfim… com todo o tipo de verdura. A carne, seja ela de gado ou de porco, também é isenta da proteína.
Desafios do preparo ceia de ano novo sem glúten
Preparar uma ceia de ano novo sem glúten exige criatividade e disposição para correr atrás de ingredientes livres da proteína. Se você é a pessoa que não pode comer glúten é mais fácil, pois já sabe como lidar com a situação.
Mas se você tiver que preparar um prato para quem não pode comer glúten não tente fazer algo mirabolante. Faça um prato livre e ofereça saladas. Quanto à sobremesa, no entanto, é elegante ter uma que não contenha glúten.
2 receitas para ceia de ano novo sem glúten
É simples e vai demonstrar interesse em receber bem. Se entre seus convidados, houver algum celíaco, você estará preparada para recebê-lo com 2 receitas simples e tradicionais para a data, em uma ceia de ano novo sem glúten. Acompanhe:
1. Risoto
Risotos são sempre excelentes opções para quem sofre de doença celíaca. Para uma ceia de ano sem glúten você pode escolher entre diversas opções de risotos. Sugerimos aqui o delicioso risoto de camarão.
Ingredientes
– 800 gramas camarão limpo (ou a carne que preferir)
– 2 xícaras e 1/2 de arroz arbóreo
– 3 colheres de manteiga
– 2 litros de caldo de legumes (prefira o feito em casa)
– vinho branco seco
– 1 cebola pequena picada
– alho amassado
– tomate cereja cortado em quatro
– Especiarias a gosto.
Modo de Preparo
Refogue a cebola e o alho na manteiga. Em seguida coloque o arroz e mexa bem até envolver a gordura em todos os grãos. Jogue o vinho branco e fique mexendo até evaporar. Coloque os tomates e sal e mexa até eles ficarem bem incorporados ao arroz.
Vá colocando o caldo de legumes aos poucos, duas conchas em meia por vez. Mexa fazendo um oito até secar e acrescente mais caldo. Faço isso por 30 minutos. Após misture os camarões e deixe cozinhar por mais cinco minutos. Sirva decorando os pratos com especiarias de seu gosto.
3. Lombo de Porco
Carne de porco é outro prato indispensável na ceia, e por ser livre de glúten pode ser comido sem culpa.
Ingredientes
– 1 kg de lombo de porco
– 3 dentes de alho amassado
– 1 cebola picada
– Suco de um limão
– ½ xícara de suco de abacaxi
– Sal
– Pimenta do reino
Modo de Preparo
No dia anterior à ceia, tempere o lombo de porco com sal, pimenta, alho, cebola e suco de limão. No dia seguinte, cinco minutos antes de ir ao fogo, coloque sobre o lombo o suco de abacaxi, ele ajuda a amolecer a carne.
Embrulhe o porco em papel alumínio e leve ao fogo por cerca de 40 minutos. Abra o embrulho e regue a carne de tempo em tempo, assim ela ficará molhadinha na hora de servir. Quando já estiver cozida a carne, abra por completo a alumínio e deixe o porco dourar. Sirva com arroz, verduras e saladas.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!