Você sabe o que é desidratação? É uma perda excessiva de líquido do organismo, quando o corpo não consegue ingerir água suficiente para recompor o mínimo necessário. Ela acontece quando não repomos água ou outros fluídos que permitem que nosso organismo funcione corretamente.
Perdemos água diariamente, em várias situações do cotidiano, ao suarmos, urinarmos, quando defecamos e até mesmo respirando, sob forma de vapor. Por isso, se não repormos os líquidos, ficamos desidratados.
Além da água, vários sais minerais compõem nosso organismo. Eles nutrem as células e garantem o funcionamento correto de todas as propriedades orgânicas.
O que é desidratação leve e severa
Você sabe diferenciar o que é desidratação leve e o que é desidratação severa? Já sabemos que, em geral, estar desidratado é não ter a quantidade necessária de água no organismo, desequilibrando o funcionamento interno do nosso corpo.
Porém, os sintomas são diferentes quando ocorrem os tipos leve e severo do problema, distinguindo-se principalmente pelo risco de morte.
Na desidratação leve (ou moderada), a pessoa geralmente fica com a boca seca, com aspecto pegajoso, está sempre com sede intensa e permanece sonolenta ou cansada (menos ativa que o comum). Além disso, os sintomas incluem: pele ressecada, poucas lágrimas, redução da urina, dores de cabeça, tonturas, vertigens e prisão de ventre.
A desidratação severa requer atendimento médico urgente, pois pode causar morte. Ela se manifesta através de: boca, pele e membranas muito secas, urina bastante amarela (quando houver), olhos fundos e com olheiras, irritabilidade, confusão, dores de cabeça, sede extrema, preguiça extrema, pressão baixa, rápidos batimentos cardíacos, febre e nenhuma lágrima.
Além disso, a elasticidade da pele é comprometida, deixando-a com aspecto seco e murcho. A respiração rápida é um dos sinais preocupantes, que pode levar a pessoa desidratada ao delírio e falta de consciência.
Preste muita atenção para identificar o que é desidratação, pois a sede nem sempre é o único fator determinante para diagnosticá-la. Verifique entre os primeiros sinais a cor da urina: quando é clara, o corpo está bem hidratado; se for amarela ou escura, pode ser sinal de que você está desidratado.
Saber o que é desidratação ajuda na prevenção
Depois de descobrir o que é desidratação, fica mais fácil proceder com medidas preventivas contra o problema. Beber água é sempre a melhor maneira de prevenir. Ingira quantidades extras, principalmente quando estiver ao ar livre, suando ou sob o sol.
Pessoas que trabalham com construção, movimentação intensa e atletas precisam repor a quantidade de água no organismo com maior frequência. Procure não se exercitar em dias de muito calor ou quando a umidade do ar está muito baixa.
O álcool aumenta a perda de líquidos através da urina, por isso evite seu consumo. Se o clima está quente, ele pode ser ainda mais perigoso. Garanta que idosos, mães amamentando e crianças tenham acesso à água potável e consumam líquidos com frequência.
Não permaneça exposto ao sol por muito tempo. Busque sempre ambientes frescos e com sombra. Evite sentir muito calor, utilizando roupas claras, soltas e confortáveis.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!