O abscesso é uma acumulação de pus que resulta em inflamação. Ele acontece quando essa zona é infectada e o sistema imune do organismo busca combatê-la: os glóbulos brancos, responsáveis por essa tarefa, circulam pelo sistema circulatório até a região e se acumulam no tecido atingido, resultando no pus – que é justamente um acúmulo de líquidos, glóbulos brancos vivos e mortos, bactérias, tecido morto e outras substâncias.
Abscesso pode regredir naturalmente
Nenhuma zona do corpo humano está livre do abscesso, que pode se desenvolver praticamente em qualquer lugar. Dentre as causas para sua formação, destacam-se os organismos infecciosos, como as bactérias ou até mesmo parasitas, dentre outros. Dependendo da área atingida, não é difícil identificá-los, já que você percebe com facilidade uma área elevada, dolorosa e com uma cor diferente – embora em alguns outros locais eles talvez não sejam assim tão perceptíveis à primeira vista. À medida que se desenvolve, é capaz de aparecer uma espécie de cabeça – uma “pontinha” –, e isso significa que o pus está ali concentrado.
Quanto ao tratamento, é possível que o abscesso regrida naturalmente, fazendo uma drenagem automática do local. Por outro lado, existem abscessos mais complicados e que exigem que a pessoa visite o médico para avaliação – alguns deles, inclusive, desafiam intervenção cirúrgica. Para os abscessos que ficam no meio termo, isto é, não regridem naturalmente e também não são graves a ponto de exigir cirurgia, existem remédios naturais que auxiliam bastante no tratamento. Quer conhecê-los?
Remédios caseiros contra o abscesso
Cúrcuma
A cúrcuma é uma fonte riquíssima de propriedades antibacterianas, e por isso é um excelente remédio caseiro para combater o abscesso. Você pode mesclá-la com um pouco de aloe vera e fazer uma pomada. Aplique a mistura sobre a região atingida, cubra com um pano, e mantenha assim ao longo da noite. Realize esse método ao longo de 3 ou 4 dias, e sinta os resultados.
Calêndula
Dentre as propriedades medicinais da calêndula, está a antisséptica. Em razão disso, é uma ótima opção para enfrentar o problema, já que ela é capaz de drená-lo e combater uma eventual infecção. Para obter esse benefício, você deve misturar 250ml de água fervente com folhas secas de calêndulas, deixar 15 minutos, e coar a mistura. Depois, basta pegar um pano ou gaze e fazer compressas na zona afetada.
Repolho
O repolho possui benefícios medicinais capazes de serem usados quando a pessoa está com um abscesso. A aplicação se dá na forma de uma pasta feita a partir das folhas cruas, mas que deve obedecer certas regras para a aplicação.
Primeiro, você deve estender as folhas em uma superfície plana através de um rolo – pode ser o de massa mesmo –, ou então passá-las com o seu ferro elétrico. A partir daí, basta colocá-las na pele como se fossem um curativo.
Água
Depois que você conseguiu drenar o abscesso, o ideal é consumir bastante água, mais do que o comum, ao menos por uma ou duas semanas. E isso porque o consumo de água ajuda a drenar o organismo, eliminando eventual resquício dos organismos que estavam presentes.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!