Se tem uma coisa que deixa qualquer mulher nervosa é encontrar um fio de cabelo branco prematuro. Pior ainda quando isso acontece antes dos trinta anos.
As razões para o aparecimento deste ‘inimigo’ da estética são várias, portanto não se preocupe, pois nem todas estão ligadas à idade avançada.
O motivo mais provável é a genética. Se sua mãe, pai ou avós tiveram cabelo branco ainda quando eram jovens, você geralmente também terá.
A falta de alguns nutrientes, como cobre, vitaminas e queratina no corpo podem ser outra explicação para o problema, assim como o alto nível de estresse.
Soluções caseiras para evitar o cabelo branco
Colocar tinta nos fios sempre que aparece um branco não é a melhor solução para o problema, assim como arrancá-los também não é.
No lugar de eliminar o cabelo branco, a tintura pode danificar ainda mais o bulbo capilar e fazer com apareçam mais alguns deles.
Existem algumas dicas caseiras que ajudam a evitar o aparecimento deles. É claro que estas receitas não fazem milagres, mas podem ajudar a retardar os fios brancos. Confira alguma delas:
1. Manteiga
Passar manteiga nos cabelos duas vezes na semana é uma dica bem útil, isso porque ela possui substâncias que retardam o desbotamento da cor dos cabelos.
Contudo, não substitua manteiga por margarina. Os dois produtos são diferentes, já que a primeira é feita com gordura vegetal e a segunda com a animal.
2. Suco de amaranto
Lavar os cabelos, eventualmente, com suco fresco de amaranto também ajuda a combater o problema.
2. Óleo de groselha
O óleo de groselha espinhosa da Índia com óleo de coco é outra dica. A groselha é um ótimo tônico natural e vai fortificar a pigmentação do seu cabelo.
Ferva pedaços de groselha seca junto ao óleo de coco até que se dissolva totalmente e forme um óleo escuro.
Alimentação adequada previne o cabelo branco
O aparecimento do cabelo branco pode estar ligado à má alimentação, seja por falta de nutrientes no organismo ou por problemas no fígado e nos intestinos. O excesso de sal também pode acarretar o surgimento prematuro do problema.
Consumir pouco cobre na alimentação diária contribui para o aparecimento dos ‘branquinhos’. Então, procure comer, sempre que possível, alimentos ricos no nutriente. Alguns deles são: batata, cacau, abacate, frutas secas, mariscos e legumes.
Para melhorar sua alimentação e evitar o aparecimento do cabelo branco, evite comer alimentos salgados, como batatas fritas, queijos e pastéis, em excesso.
Substitua, sempre que puder, o sal de cozinha pelo sal marinho, este é rico em minerais e oligoelementos.
Problemas capilares, como a perda de pigmento, podem estar ligados a transtornos no fígado, intestinos e vesícula. Estes órgãos são prejudicados quando há uma alimentação inadequada ou altos níveis de estresse e aborrecimento.
Os distúrbios no fígado, intestinos e vesícula podem ser evitados de algumas maneiras. A primeira, e principal, delas é evitar comidas pesadas e de difícil digestão no jantar. Opte por legumes, frutas, sopas, molhos e peixe.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!