Motivação

Dia da Amizade: entenda os benefícios dos relacionamentos ao longo da vida

Por Redação Doutíssima 26/02/2015

Amigo é coisa pra se guardar. Debaixo de sete chaves. Dentro do coração.” Assim falava a Canção da América de Milton Nascimento. Esse trecho representa bem que as relações que mantemos com outras pessoas ao longo de nossas vidas são tão importantes para nosso desenvolvimento. Por isso, no dia 14 de fevereiro se comemora o Dia da Amizade.

dia da amizade

Os amigos são peças importantes para o desenvolvimento emocional das pessoas. Foto: iStock, Getty Images

Importância da amizade

Estar junto de pessoas que te fazem bem, que te orientam e são capazes de te reconfortar nos momentos difíceis é de vital importância para qualquer indivíduo. Pesquisas mostram que a amizade turbina carreiras, melhora a saúde e até prolonga a vida.

O Dia da Amizade acontece no dia de São Valentim. A ideia de se criar um dia especialmente dedicado aos amigos foi bem recebida por muitas pessoas.

Aproveita-se a ocasião do Dia da Amizade para fortalecer os laços de amizade que permeiam suas vidas, seja por meio de ligações, mensagens ou festinhas organizadas para celebrar a data. O importante é celebrar os sentimentos bons que fazem do ser humano um ser social.

Claro que nem sempre é fácil ter um amigo de verdade. Conquistar a confiança de alguém é bastante complicado e exige muita troca.

Estima-se que, ao longo da vida, colecionam-se 400 amigos, mas o contato é mantido com menos de 10% deles, sendo que em média vive-se rodeado por trinta pessoas. Destas, apenas seis são tidas como verdadeiros amigos.

 

Valor de um amigo ganha força no Dia da Amizade

O sentimento de amizade nos rodeia desde a infância, sendo que as relações estabelecidas nesta fase irão nortear os nossos comportamentos e as atitudes com as outras pessoas que iremos conviver.

Os primeiros amigos que temos são os nossos pais e irmãos, sendo que é com eles que aprendemos a falar, a agir etc. Mas conforme o indivíduo cresce, o número de relações e amizades estabelecidas aumenta.

 

Para a criança, os amigos da rua, do colégio ou do bairro são tão fundamentais na formação do caráter quanto a presença escola ou da família, funcionando como um ponto de referência importante.

Chega uma fase, na vida de toda criança ou adolescente, que é preciso se libertar um pouco da influência direta dos pais e estabelecer diálogos com seus pares.

É neste período de busca pela autonomia que os amigos passam a ser o principal ponto de apoio, trocando informações, experiências, aprendendo e ensinando. Afinal, cada pessoa traz suas próprias experiências. Por isso, o peso simbólico do Dia da Amizade

 

Reforçando os laços no Dia da Amizade

Estudos comprovam que a companhia de amigos reduz bastante o risco de depressão, de ansiedade, estresse e sintomas degenerativos de doenças graves como Alzheimer.

Tanto familiares quanto amigos estimulam a comer melhor, beber e fumar menos, exercitar-se mais e procurar médicos com mais frequência. Além disso, o círculo social eleva a autoestima, melhora o bem-estar e reforça os mecanismos de defesa em tempos difíceis.

A importância de uma amizade é indescritível, sendo que muitas duram a vida toda, mesmo quando predomina a distância. Assim, aproveite este Dia da Amizade para estar ao lado dos seus amigos e dizer a eles o quão importante eles são para você.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!