Qualidade de vida

Viajar sozinho: dicas e locais para quem não abre mão da liberdade

Por Redação Doutíssima 29/03/2015

Viajar sozinho, por mais que no início cause um frio na barriga, pode ser uma experiência muito prazerosa. É claro que uma boa companhia sempre pode agradar, mas tem aqueles momentos em que estar sozinho é ótimo.

Se você convidou alguém, e ouviu um não, siga em frente e saiba que você não está sozinho. De acordo com uma pesquisa realizada pelo TripAdvisor em 2015, uma em cada quatro mulheres brasileiras viaja sozinha e planeja fazer isso novamente.

Entre os fatores que as levaram a colocar o pé na estrada sozinhas, estão a liberdade de escolherem o que querem fazer e falta de tempo de amigos ou familiares.

viajar sozinho

Aventurar-se com a sua companhia pode ser mais prazeroso do que você imagina. Foto: iStock, Getty Images

Informações úteis para viajar sozinho

Se você decidiu arrumar as malas e viajar sozinho, fique calmo, pois vamos dar algumas dicas úteis para o momento.

1. Diário de bordo

Comece o seu diário de bordo, anote tudo, detalhes, locais etc.

2. Música

Carregue com você o iPod. A música pode ser o melhor remédio contra a solidão que possa aparecer.

3. Livro

Não se esqueça de levar um bom livro. Em um momento de espera, entre um passeio ou outro, ou à noite, pode ser uma ótima pedida.

4. Fotografia

Bons cliques são fundamentais. Leve junto a câmera fotográfica.

5. Hospedagem

Hospede-se em um hostel. Albergues são mais baratos e lugares ideais para fazer novos amigos.

6. Smartphone

Tenha sempre o seu smartphone em mãos. Você vai precisar de WhatsApp, Viber, Instagram e Facebook.

 

Dez destinos para viajar sozinho

Quando o assunto é viajar sozinho, é preciso pensar quais os lugares que você gostaria de visitar. Selecionamos dez sugestões de destinos para que você comece a aventura sozinho pelo mundo. Aproveite.

1. Itacaré (BA)

A receptividade do povo baiano, aliada ao clima da cidade praiana e atividades de passeios facilitam a interação com outras pessoas.

 

2. Bonito (MS)

Trilhas, cachoeiras, grutas , flutuações em rios que são aquários a céu aberto. Destino para interação com a natureza e ecoturismo.

 

3. Rio de Janeiro (RJ)

O Rio de Janeiro é um destino obrigatório para quem vai viajar sozinho. O noturno e boêmio bairro da Lapa é um destino que é cara dos viajantes solitários.

 

4. São Tomé das Letras (MG)

Muito contato com a natureza e atmosfera exotérica. É aqui que as pessoas buscam contato com forças sobrenaturais.

 

5. Jericoacoara (CE)

Lugar para ir e conhecer gente nova. É aqui que as pessoas se reúnem ao entardecer, na Duna do Pôr do Sol, para tomar uma cerveja ouvindo um reggae ou dançando um forró.

 

6. Chapada Diamantina (BA)

Lençóis é uma pequena e simpática cidade. Depois dos passeios pelas lindíssimas paisagens, um happy hour nas ruas de paralelepípedo encerram com chave de ouro o seu dia.

 

7. Fernando de Noronha

Você pode viajar sozinho ou bem acompanhado. Tanto faz, Fernando de Noronha sempre será um destino inesquecível. Uma vivência de autoconhecimento indescritível. Destino Zen.

 

8. Itaúnas (ES)

Destino obrigatório para todos os que curtem uma sanfona, triângulo e zabumba. Conhecida como a capital nacional do forró.

 

9. Paraty (RJ)

Considerada o centro cultural do Brasil, abriga programações que incluem festivais de música, literatura, cinema e fotografia.

 

10. Canoa Quebrada (CE)

A cidade fica a 166 km de Fortaleza e abriga dunas e falésias cinematográficas. Dizem que Canoa Quebrada foi descoberta nos anos 1960 por cineastas franceses do movimento “Nouvelle Vague”.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!