Zen

Veja como usar os sais de banho para revigorar energias

Por Redação Doutíssima 18/04/2015

Por muito tempo, os sais de banho foram visto como algo luxuoso. Mas a substância tem se popularizado pelos benefícios que traz para o corpo e até mesmo para a mente, e já não se restringe à banheira das pessoas de classe mais altas.

Saiba pra que serve e como usar os os famosos sais e tire o máximo de proveito desse pó mágico que promete reestabelecer as suas energias.

sais de banho

Sais de banho são ótimos relaxantes e trazem benefícios à saúde. Foto: iStock, Getty Images

Por que usar os sais de banhos?

A resposta é simples: na composição, como o próprio nome sugere, existe o sal, elemento que naturalmente elimina do organismo as impurezas e as tensões do dia a dia. Consequentemente, relaxa o corpo e a mente.

É como um banho de mar caseiro, porém com um aroma muito mais agradável, em um ambiente mais tranquilo. O banho de mar, de acordo com pesquisas da Universidade de Alicante, na Espanha, fortalece o corpo, protege o sistema imunológico e tem características antioxidantes graças a elementos como o cloreto e o sódio, dentre outros minerais.

E você pode tornar esse momento ainda mais relaxante e especial, caso crie um ambiente diferenciado para valorizar o seu momento zen. Enquanto relaxa na banheira, coloque suas músicas favoritas ou aproveite para ler trechos daquele livro que está na beira da sua cama.

Aromatizar o ambiente com cheiros como camomila, alfazema ou ervas como hortelã traz tranquilidade ao local e ajuda a repor as energias.

Dicas para o uso dos sais

O mais comum é usar os sais de banho quando você está imerso na banheira, mas a falta de uma não impede que você aproveite o seu banho energizante.

Você pode usar os sais de banho para mergulhar os pés. Coloque em uma bacia um pouco de água morna e uma ou duas colheres de sopa de sais. Emerja os pés e relaxe por 20 minutos. Depois, seque-os e passe um bom hidratante.

Se misturar um pouco de sais com um creme hidrante ele recebe a função de esfoliante. O que além de energizar, promove uma renovação celular.

Faça você mesmo seus sais de banho

Você pode comprar os sais de banho na farmácia ou em lojas de cosméticos, mas também tem a opção de fazer em sua própria casa, com o cheirinho que melhor lhe agradar.

 

A seguir, uma sugestão que você pode substituir por outros aromas, caso deseje.

Ingredientes:

– 225 g de sal grosso (que você encontra em qualquer supermercado),

– 25 gotas de alfazema

– 10 gotas de alecrim

– 10 gotas de laranja

– 5 gotas de hortelã-pimenta.

Essas essências você pode comprar em lojas de artigos fitoterápicos, farmácias comuns e de manipulação que possuem difusores com esses aromas.

Modo de Preparo:

 

Tenha um recipiente de vidro. Depois de misturado os ingredientes, é nele que você vai guardar e, de preferência, bem fechado. Com a banheira cheia de água morna, acrescente 8 colheres dos seus sais de banho caseiro. Aproveite o seu momento e relaxe.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!