Muitas pessoas passam a vida inteira em busca do segredo da felicidade. Mas será que ela está em uma boa posição profissional, um carro novo ou uma viagem dos sonhos? Especialistas indicam que a maioria dos indivíduos busca ser feliz com coisas ineficazes. Para ser feliz de verdade é preciso muito menos, bastam algumas mudanças de hábitos.
A ciência da felicidade
Há vários anos, estudos visam descobrir qual a fórmula para ser feliz. Não são poucas as teorias envoltas nesse assunto, mas quase todas são unânimes quando concluem que para ser feliz é necessário muito menos do que buscamos todos os dias.
Uma pesquisa da Harvard Business School, em 2009, buscou estabelecer uma relação entre a felicidade e a renda quando as necessidades básicas ainda não eram satisfeitas. A conclusão foi que as pessoas tendem a superestimar a influência da riqueza sobre ser feliz em 100%.
Outro levantamento, realizado pela San Francisco State University, indicou que compras experienciais, como refeição ou bilhetes de teatro, resultam em um aumento do bem-estar maior do que a aquisição de bens materiais.
Essas experiências tendem a satisfazer necessidades de ordem superior, especificamente a de conexão social e vitalidade – essa última a sensação de estar vivo.
Além desses estudos, outras pesquisas revelam dados importantes sobre a felicidade. Um levantamento da Universidade da Califórnia, por exemplo, mostrou que pessoas cercadas por indivíduos felizes são mais propensas a tornarem-se felizes no futuro.
Por outro lado, pesquisadores da Universidade de Bristol descobriram que quem se exercita em dias de trabalho é mais feliz.
Mudanças podem proporcionar mais felicidade
Se você sempre coloca alguns obstáculos para sua felicidade, fazendo com que ela sempre dependa de algo, é hora de parar. Mudar o pensamento e adotar alguns hábitos são maneiras eficazes de estar muito mais perto de ser feliz. Procure começar com certas mudanças simples. Confira.
1. Durma mais
A privação do sono tem consequências pesadas, como menor produtividade no trabalho e maior impaciência em casa. Além disso, mudanças de humor, lapsos de memória e sonolência são sintomas de não dormir o suficiente.
Tente criar um ritual à noite para relaxar e se preparar para dormir. Quando você começa a ter oito horas de sono, se sentirá mais revigorado e pronto para o dia seguinte.
2. Cuide do seu corpo
O exercício beneficia o corpo e a mente. Quem se exercita regularmente tem mais energia e é menos propenso a adoecer. Você vai lidar com o estresse melhor, estar mais alerta e exibir uma atitude positiva.
3. Mostre gratidão
Decida ser grato. Quando você acorda de manhã, tire um momento para refletir sobre coisas em sua vida às quais você é grato. Encontre alegria em momentos especiais com um amigo ou um ente querido, e comemore pequenos sucessos cotidianos.
4. Seja generoso
Concentre-se no que você pode fazer para os outros. Tente fazer uma coisa agradável para alguém a cada dia. Quando você dá para os outros, se abre para novas oportunidades. Gestos simples irão melhorar o seu dia. Chame um amigo, agradeça a um colega pelo seu trabalho, ou faça biscoitos para um vizinho.
5. Elimine a inveja em sua vida
Tente não se preocupar com o que os outros têm e que você não tem. Se você constantemente se comparar aos demais, irá distrair-se de seus objetivos a longo prazo e não aproveitará sua própria felicidade.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!