Slider Home > Zen

Conheça os benefícios da prática do tai chi chuan

Por Redação Doutíssima 17/06/2015

Imagine uma modalidade que permite trabalhar flexibilidade, melhorar a postura e estimular o equilíbrio físico e emocional. Bem, esses são apenas alguns dos benefícios do tai chi chuan. A prática é, na realidade, uma arte marcial chinesa conhecida também como uma forma de “meditação em movimento”.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Tai Chi Chuan e Cultura Oriental, a prática representa mais do que um exercício, pois engloba uma filosofia de vida. Estima-se que o tai chi tenha surgido há cerca de 700 anos. Seus criadores basearam os movimentos na observação da natureza e nos princípios de interação dos elementos naturais.  

tai chi chuan

O tai chi é uma arte marcial que promove calma, concentração e equilíbrio mental. Foto: iStock, Getty Images

 

Vantagens da prática de tai chi chuan

Pelo fato de envolver não somente o corpo, mas também a mente, o tai chi chuan traz vários benefícios à saúde. Segundo a Associação Internacional de Tai Chi, a modalidade serve à sociedade como um sistema integral de saúde, pois se adapta a cada um dos praticantes. Assim, pessoas de todas as idades podem aderir à atividade.

Dentre os benefícios da prática, é possível citar o fortalecimento dos sistemas esquelético, muscular, circulatório e endócrino. Além disso, o tai chi estimula a produção do hormônio endorfina, contribuindo para a sensação de bem-estar dos praticantes. De acordo com a Associação, a modalidade também ajuda a desenvolver a capacidade mental das pessoas.

Quando bem aplicada, a filosofia do tai chi contribui para o processo de desenvolvimento do potencial emocional dos praticantes. Os movimentos incentivam a calma e o equilíbrio mental, garantindo um melhor relacionamento entre as pessoas. A prática contribui, também, para aumentar a concentração e a disposição, assegurando estabilidade física e emocional.

Saiba como praticar tai chi chuan

O tai chi chuan possui diversas vertentes. Na realidade, tratam-se de diferentes estilos da modalidade, criados por determinadas famílias chinesas. Historicamente, há pelo menos cinco estilos de tai chi: Chen, Yang, Wu-Hao, Wu e Sun. Todos têm a mesma essência e seguem os mesmos princípios básicos, diferindo apenas na forma de certos movimentos praticados.

Ainda assim, há dez “princípios essenciais” que são seguidos por qualquer praticante de tai chi:

– Suspender a cabeça pelo topo com leveza e sensibilidade

– Esvaziar o peito e alongar as costas

– Relaxar a cintura

– Distinguir entre o cheio e o vazio

– Relaxar os ombros

– Usar a mente, e não a força muscular

– Interligar os movimentos da parte superior e inferior do corpo

– Unir o interior e o exterior

– Mover-se com continuidade

– Buscar a quietude dentro do movimento

Se você observar bem, trata-se de uma filosofia semelhante à prática de Yoga, cujos princípios envolvem trabalhar mente e corpo simultaneamente. Dentro dos movimentos de tai chi, é possível focar em diferentes objetivos: autodefesa, definição muscular ou equilíbrio dos aspectos físicos, emocionais, mentais e espirituais.

Assim, a orientação para quem está pensando em aderir ao tai chi chuan é buscar um centro especializado. Os instrutores são habilitados a aplicarem a modalidade, respeitando as intenções e os limites da pessoa que busca a prática dessa filosofia oriental. Dessa forma, será possível usufruir plenamente dos benefícios.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!