Há muitas teorias sobre como afinar os braços, mas será que realmente existe uma fórmula mágica para isso? A maioria das pesquisas indica que com exercícios não há como eliminar a gordura dos braços – para isso, é necessário perder peso –, mas que determinadas atividades específicas são capazes de ajudar a mantê-los mais firmes após o emagrecimento.
É possível afinar os braços com exercícios?
Para conseguir afinar os braços com exercícios, você deve procurar movimentos que visem a perda da gordura total do corpo – incluindo os braços. De acordo com pesquisadores, as atividades físicas não conseguem levar à perda de gordura em uma área específica.
Um levantamento publicado na revista Medicine and Science in Sports and Exercise em 2007 estudou 104 pessoas submetidas a treinamento de força por 12 semanas. As medições de gordura subcutânea mostraram que a perda de gordura corporal tende a ser generalizada, e não apenas no local da formação de resistência.
Como afinar os braços de maneira eficaz?
Uma estratégia eficaz de perda de gordura, inclusive para afinar os braços, é incluir o High Intensity Interval Training (HIIT) em sua rotina semanal. Basta utilizar um ou mais exercícios e realizar intervalos de rajadas curtas com breves pausas no meio.
No entanto, é possível que ao fazer esses exercícios você fique com um tríceps fraco – o que contribui para braços flácidos, principalmente após significativa perda de peso. O segredo de como afinar os braços e mantê-los firmes é o treinamento de força.
Músculos mais fortes são mais densos e mais apertados, sem necessariamente serem maiores. Por isso, se você busca um modo de como afinar os braços sem deixá-los flácidos, a musculação é uma excelente ajuda. Basta usar as repetições, os pesos e os exercícios certos. Veja alguns deles:
1. Rosca bíceps
Pegue os halteres, com as palmas viradas para frente e as mãos encostadas nas coxas. O movimento consiste em levantar o peso até sentir uma leve contração do bíceps. Desça devagar e repita o movimento.
2. Rosca martelo
Esse movimento também é feito com halteres, mas exige mais dos antebraços e trabalha o bíceps de forma um pouco diferente. Segure os halteres ao lado do corpo, porém com o polegar voltado para frente. Basta subir e descer, cuidando sempre a posição do polegar.
3. Extensão de tríceps curvado
De acordo com um estudo do Conselho Americano de Exercícios, essa é uma das melhores atividades para trabalhar o tríceps. Para fazê-la, curve-se aproximadamente 90º e coloque a mão esquerda em um banco, ao lado de sua perna esquerda.
Com a mão direita, segure um halter e curve seu braço direito a mais ou menos 90º. Faça um movimento como se fosse abraçar seu torso, estique o braço para erguer o halter, e retorne à posição inicial.
4. Puxada de cabos
Essa atividade cria bastante tensão nos tríceps, e por isso é bastante benéfica. Fique de frente para uma máquina de puxada de cabos, com a barra mais ou menos na altura dos seus ombros. Agarre a barra com as mãos, e puxe-a para baixo usando apenas a força dos braços.
5. Extensão de tríceps sobre a cabeça
Segures dois halteres acima da cabeça, com os braços firmes e as mãos voltadas para frente. Desça os pesos movimentando os braços e levando-os até atrás da sua cabeça. Depois, basta fazer o movimento contrário para retornar à posição inicial.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!