Está na briga com a balança, mas com desejo imenso de saborear o prato favorito do Garfield? Saiba que há opções saudáveis que substituem a massa. Na lasanha light, por exemplo, a abobrinha funciona como alternativa e os demais ingredientes utilizados garantem saúde e poucas calorias.
Na Universidade do Arizona, nos Estados Unidos, cientistas descobriram que a abobrinha contém uma substância chamada tripsina, que protege contra o câncer. Além disso, o sabor suave do vegetal possibilita maior versatilidade na cozinha, oferecendo benefícios para quem sofre de pressão alta, em função da sua vitamina B3. Saiba como preparar a lasanha light.
Prepare a lasanha light e conquiste mais saúde
Os pesquisadores da Universidade do Arizona, nessa mesma pesquisa, também identificaram as origens da abobrinha, base da lasanha light. O vegetal é proveniente da região da América Central, sendo cultivado desde 5500 a.C. Na época, era um dos principais alimentos da população local.
Da mesma família que o melão e o pepino, a abobrinha é um legume que deve ser colhido ainda verde. Quando se desenvolve, surge a abóbora. O alimento possui grande teor de água e baixo valor energético.
Uma xícara de chá cheia do vegetal possui apenas 19 calorias. Confira uma receita de lasanha light com abobrinha e carne moída.
Ingredientes:
– 2 abobrinhas
– 300g de carne moída
– ½ cebola picada
– 1 pacote de molho de tomate
– 1 embalagem de requeijão light
– Queijo muçarela light a gosto
– 1 colher de sopa de azeite de oliva
Modo de preparo:
Em uma panela, coloque o azeite de oliva e deixe esquentar. Adicione a cebola picada e frite até que fique dourada. Ponha a carne moída e mexa até dourar. Finalize com o molho de tomate e o sal. Espere cozinhar e tire do fogo.
Para montar a lasanha, faça fatias finas com as abobrinhas, no sentido do comprimento ou em rodelas. Disponha as camadas de abobrinhas espalhadas em um recipiente refratário de vidro.
Depois, espalhe a carne moída, colocando por cima um pouco de requeijão light. Vá repetindo o processo até que a lasanha light esteja completa.
Na última camada, coloque mais carne e queijo. Ponha no forno a 200ºC por, aproximadamente, 25 minutos. Cuide para não queimar e retire quando estiver dourada.
Lasanha light pode ser feita com massa?
Quando é feita com massa, a lasanha é fonte de carboidratos. Esses compostos são o principal combustível energético do corpo, melhorando o desempenho nas atividades diárias e aquecendo o organismo.
No entanto, essa energia é proveniente do alto teor calórico, já que ela aumenta a insulina e impulsiona ainda mais a produção e acúmulo de gordura corporal.
Na Universidade do Texas, nos Estados Unidos, pesquisadores descobriram que a ingestão de carboidratos antes do treino desacelera o processo de queima de gordura.
Por isso, se o objetivo dos exercícios é ter um abdômen definido, esses compostos, presentes nas massas, não são recomendáveis, apesar de aumentarem a disposição energética.
A lasanha com abobrinha, por outro lado, é fonte de minerais e vitaminas, que contribuem para o ganho de massa magra e ajudam a manter a boa forma.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!