Se antes as mulheres mais cheinhas não tinham opções para compor um look estiloso, agora a realidade é outra. A moda plus size conquista cada vez mais adeptas, defendendo que todas as pessoas têm o direito de mostrar suas curvas e se vestir de acordo com o seu gosto, independente do peso. Esqueça a ideia de que o preto é a única opção.
Quem explica melhor as novas tendências da moda plus size é a diretora do Fashion Weekend Plus Size (FWPS), Renata Poskus. “Antigamente, a mulher gordinha não tinha direito a ter estilo. Devido à falta de variedade de peças, o vestuário era restrito à calça social e camisa preta. Atualmente, apesar das roupas ainda serem mais caras, temos mais opções”, explica.
Moda plus size outono-inverno
Com a democratização da moda plus size, as tendências fortes para o inverno 2015 são semelhantes às que apareceram nas passarelas das semanas de moda ao redor do globo. “Coletes, quimonos, blazers e sobreposições surgem fortes”, comenta Renata. De acordo com ela, as estampas também são ideais para personalizar o look das plus sizes.
Para criar um visual equilibrado, segundo a especialista, tudo depende da intenção da mulher. “A gordinha pode ser arrojada, piriguete, executiva, enfim, ter o estilo que quiser”, enfatiza ela. O truque para não errar na produção é conhecer o seu próprio corpo. Isso vale para todas.
Por isso, a idealizadora do FWPS aponta que nada impede que as mulheres cheinhas invistam também nos top croppeds, nas saias acinturadas e calças de alfaiataria, nos tecidos encorpados, nas skinnys com lavagem escura, nos vestidos tubinho básicos ou macacões. Basta escolher peças que valorizem a silhueta, de acordo com o gosto pessoal.
Renata comenta, ainda, que várias peças superestilosas são disponíveis também para as plus sizes. “Há botas acima do joelho com amarração ou elástico, que são ideais para as mulheres cheinhas. Os braceletes, que antes apertavam, agora são disponibilizados com molas e regulagem, para que todas possam usar”, esclarece.
Os acessórios, conforme aponta Renata, são ideais para deixar o look estiloso. Os maxibrincos e maxicolares valorizam o rosto e alongam a fisionomia. “Como as peças da moda plus size são caras, vale a pena transformar um look com a mesma roupa, diferenciando nos acessórios”, enfatiza.
Celebridades são referência na moda plus size
Na hora de criar um look estiloso, sempre vale a pena dar uma espiada no que as famosas estão usando para ter referências. Em relação à moda plus size, há fashionistas que podem servir de inspiração para todos os estilos.
“A cantora Preta Gil, por exemplo, faz o estilo gordinha piriguete. Ela não abre mão dos vestidos justinhos e drapeados. Já a atriz Melissa McCarthy diz que faz questão de desenvolver alguns modelos que caiam bem no seu próprio corpo”, lembra Renata.
As inspirações não param por aí. “A cantora Adele é representante da moda plus size em um estilo lady like, mais romântico. Ela gosta dos tons sóbrios, mas isso não significa usar um vestidão preto, sem corte algum. A pegada retrô está sempre presente nos looks dela”, acrescenta.
Por fim, Renata cita duas famosas cheias de personalidade: Kim Kardashian e Queen Latifah. “Elas demonstram que as mulheres não precisam disfarçar suas curvas e podem deixá-las em evidência”, finaliza.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!