Nos dias 24 e 25 de outubro será realizado o Enem 2015, o Exame Nacional do Ensino Médio. Fundamental para quem quer entrar em algumas universidades, a prova é extensa e engloba vários conteúdos. Estudar é lei, mas algumas dicas podem melhorar mais ainda o seu desempenho no teste.
Se na sua escola os professores não fazem revisão, você vai ter que tomar as rédeas e rever o conteúdo. Não esqueça de focar alguns minutos extras naquelas matérias que você tem mais dificuldade.
Tempo é precioso para o Enem
Se você não se organizou e não estudou nada até agora, você precisa de um plano intensivo de ação. Junte todo o material que você tem sobre as disciplinas que caem no Enem e, uma por uma, defina quais têm prioridade.
Separe algumas horas do dia para a concentração nos estudos, mas não esqueça de reservar algum tempo por dia para relaxar e se divertir. O estresse é prejudicial para o processo de estudo e aprendizado.
Uma pesquisa da University of California, Irvine, descobriu que algumas situações estressantes produzem hormônios que inibem a ação das sinapses neurais, fundamentais para a memória e para o aprendizado.
Dicas para se preparar para a prova do Enem
1. Faça simulados
As provas dos anos anteriores e outras opções similares ao teste ajudam a concentrar e compreender como as perguntas são colocadas no papel. A prática ainda vai te preparar para realizar tudo no tempo disponível no dia da prova. Por último, analisando os resultados você compreende em que matérias as dúvidas são mais frequentes.
2. Leia, e bastante
Diferente de outros vestibulares, o Enem não divulga lista de livros obrigatórios, mas é importante ter conhecimento de literatura. Ter o hábito da leitura melhora o desempenho na tarefa e ainda amplia o vocabulário e a capacidade de argumentação. Reserve um tempo dos estudos para essa atividade.
3. Faça redações, quantas você conseguir
Colocar no papel as ideias e argumentos sobre um assunto pode ser difícil de muitos jeitos diferentes. Há quem seja muito sucinto, quem não saiba estruturar as ideias, quem não consiga se fazer entender no limite de espaço dado pela prova e outros. Se possível, peça para algum professor seu dar uma olhada no material a apontar onde você pode melhorar.
4. Memorize as fórmulas
Infelizmente, não tem outro jeito. Uma dica boa é, assim que a prova começar, anotar as fórmulas em um espaço das folhas. Assim você precisa depender menos da memória e pode se preocupar mais em desenvolver as questões.
5. Escolha suas batalhas
Não perca tempo olhando fixo para as opções de respostas de uma pergunta que você não faz nem ideia de como responder. Lembre-se que você não tem todo o tempo do mundo, então pule esse tipo de questão. Ao final da prova, se você tiver minutos sobrando, volte para essas e tente novamente.
Não esqueça de conferir seu local de prova e de certificar-se de que você consegue chegar lá antes do horário de fechamento dos portões. Lembre-se também de levar o material necessário para a realização do teste. Boa sorte!
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre o ENEM? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!