O salpicão de Natal esbanja versatilidade, já que é possível acrescentar ou retirar ingredientes conforme o gosto pessoal e é justamente essa flexibilidade que faz com que esse prato de origem portuguesa seja tão presente na ceia.
Como seguir a tradição
Esse prato é servido frio, como uma salada, e incrementa a ceia de Natal. Vamos conferir a receita dessa iguaria lusitana?
Ingredientes:
– 1 cenoura média ralada
– 1 1/2 talos de salsão limpos e picados
– 1 xícara (chá) de uva passa branca
– 1 colher (sopa) de suco de limão
– 1 maçã verde
– 1 ½ talos de cebolinha verde picados
– ½ xícara (chá) de creme de leite
– 4 colheres (sopa) de maionese
– 2 colheres (sopa) de mostarda
– 2 fatias grossas de peito de peru em cubos
Modo de preparo:
Misture todos os ingredientes em uma tigela e depois passe para uma travessa. Coloque na geladeira e deixe gelar. O prato pode ser servido assim, mas se preferir pode acrescentar batata palha.
Para decorar você pode usar salsão e uvas-passas.Lembre-se que você pode substituir os ingredientes ou, então, colocar outras versões, como creme de leite light, ao invés de usar a versão mais tradicional.
Nessa receita você pode fazer algumas alterações, como diminuir as colheres de maionese e deixar apenas uma para dar aquele pequeno gostinho que é levar o tal ingrediente.
Outra opção de salpicão de Natal
Se você está de dieta não é necessário abrir mão de um bom prato de salpicão de Natal. Confira a versão light dessa iguaria.
Ingredientes:
– 300 g de peito de frango defumado cortado em tiras
– 200 g de presunto cortado em tiras
– 1/2 pimentão verde cortado em tiras
– 1/2 pimentão amarelo cortado em tiras
– 2 cenouras cozidas “al dente” cortadas em tiras
– 1 talo de salsão cortado em rodelas
– 1 maçã verde picada
– 200 g de batatas palha
– 250 g de maionese light
– Picles a gosto
– Nozes picadas a gosto
– Sal e suco de limão a gosto
Modo de preparo:
Refogue o frango e depois misture todos os ingredientes. Se você quiser deixar o prato ainda mais leve, pode servir com frutas, como abacaxi que contribui para o bom funcionamento do organismo e ainda combate o envelhecimento.
Cuidados com a ceia de Natal
É necessário ter cuidado com as sobras da ceia. O salpicão de Natal, por exemplo, deve estar em temperatura ambiente somente no momento do consumo, depois deve ser conservado na geladeira por até 24 horas.
O prato principal da ceia, o peru, também deve estar em temperatura ambiente somente na hora de servir. Depois deve ser conservado em pequenas porções em recipientes de vidro separadamente da farofa, assim seu tempo de consumo se estende para três dias.
Para evitar a contaminação, limpe o recipiente com álcool e evite guardar os alimentos cobertos com papel alumínio.
Depois de tomar todos esses cuidados, é só saborear e desfrutar da sua ceia de Natal com a família ou amigos.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!