Mudanças estruturais profundas que estão ocorrendo nas economias do mundo desenvolvido vêm proporcionando oportunidades para o sexo feminino. Novas formas de pensar e fazer estão sendo ouvidas, abrindo espaço para as mulheres empreendedoras.
Com isso, apesar da disparidade salarial ainda presente no mercado, o estilo de liderança feminina tem chamado a atenção. Ao mesmo tempo, a nova realidade também é um convite para a criação de um negócio próprio.
Mulheres têm empreendido mais que os homens
A Global Entrepreneurship Monitor (Gem) é uma pesquisa de âmbito mundial que visa coletar dados de empreendedorismo em diversos países. No Brasil, ela é coordenada pelo Instituto Brasileiro da Qualidade e Produtividade (IBQP) e tem no Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) seu principal parceiro.
Os últimos dados desse levantamento, relativos a 2014, apontam que as mulheres vêm empreendendo mais do que os homens. É que a pesquisa revela que dos empreendedores em estágio inicial, ou seja, aqueles que estão planificando seus negócios ou os têm a menos de três ano e meio, 51% são mulheres e 49% são homens.
Ainda segundo uma pesquisa realizada pela Robert Half, empresa especializada em recrutamento, tudo indica que os números possuem relação com a maternidade. Dos 100 diretores de recursos humanos brasileiros entrevistados, 85% disseram que menos da metade das empregadas retoma as atividades na empresa após a licença-maternidade.
Para muitas mães, o momento é uma oportunidade de criar um negócio próprio, às vezes administrado de dentro da própria casa, e passar um tempo maior perto dos filhos, acompanhando o seu crescimento de perto.
Esteja entre as mulheres empreendedoras
Na maioria das vezes, o desejo de estar no grupo de mulheres empreendedoras é grande, mas falta suporte e uma estratégia de como inserir a empresa no mercado sem arriscar em excesso. Para não errar, confira as dicas a seguir:
- Escolha o negócio com calma
Para que a escolha seja realmente um estímulo, opte por alguma atividade que você goste. Porém, não se esqueça de ver se essa é uma alternativa viável e se há perspectiva de crescimento.
- Esteja capacitado
Em um mercado concorrido, estar preparado é fundamental. Isso significa que você precisa se atualizar com frequência e realmente entender do seu ramo de atuação. Há dezenas de cursos na internet para isso, alguns deles focados exclusivamente nas mulheres.
- Estude o mercado
Colete informações que demonstrem a viabilidade financeira da sua nova empresa. De nada adianta ter uma ideia e se capacitar sem estudar todos os aspectos do que se pretende empreender.
- Planeje cada detalhe
Planejamento é essencial para quem deseja alcançar o sucesso. Busque uma assessoria para fazer seu plano de negócios e posicionar sua futura marca no mercado para colher os frutos lá adiante. Existem entidades que prestam esse tipo de serviço gratuitamente.
- Tenha coragem
Todos os negócios enfrentam algumas dificuldades no início – sobretudo do ponto de vista financeiro. É provável que ele leve algum tempo para dar retorno, mas cumpridos os passos acima você deve ter bons resultados. Às vezes também é preciso arriscar, então esteja pronta para tomar decisões difíceis.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!