Que tal aproveitar as férias com uma boa dose de adrenalina? Esse é um dos principais atrativos da cidade de Brotas, localizada no interior de São Paulo. O município foi reconhecido pela Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (Abeta) como a capital nacional do segmento.
Capital nacional e também mundial. Isso porque, no início deste ano, o portal norte americano US News & World Report, a consultoria BAV e a escola de negócios Wharton, da Universidade da Pensilvânia, mostraram um estudo que coloca o Brasil no número um do ranking da categoria turismo aventura.
Para chegar a esse resultado, foram atribuídas notas em quesitos como diversão, receptividade, visual cênico, clima agradável e sensualidade. A média final do país foi de 9,3. Com a marca, o Brasil desbancou potências como Itália, Espanha, Nova Zelândia e Austrália.
Três atrativos turísticos de Brotas
Cachoeiras, quedas livres, parques, tudo isso espera você em Brotas. Se esse é o seu próximo destino, confira três atrativos turísticos da cidade, distante 250 quilômetros de São Paulo, que você não pode perder:
Cachoeiras das Três Quedas, da Cassarova e Quatis
Um dos principais pontos turísticos de Brotas, as cachoeiras existem em abundância na cidade. Na Cachoeira das Três Quedas, localizada na rodovia BRO 040, os visitantes podem passear a cavalo e praticar a descida de rapel pelas cascatas, conhecida como canionismo.
Já no complexo conhecido como Cassarova EcoParque, que abriga as cachoeiras Quatis e Cassorava, apresenta uma maior variedade de atividades em contato com a natureza. Lá é possível fazer além do canionismo, o cachoeirismo e a tirolesa – além de aproveitar as piscinas com águas naturais.
Parques Aventurah!, Jacaré e dos Saltos
Outro destaque de Brotas são os seus parques. Os mais conhecidos são o Aventurah!, o Jacaré e o dos Saltos. O primeiro recebeu a primeira plataforma de queda livre do Brasil, que proporciona um salto livre de 25 metros de altura, a 60 metros do solo.
O local também dispõe de tobolago, pesca, slackline, arvorismo, tirolesa, stand up paddle, escalada, caiaque, rapel, trilhas e voo duplo. O Parque do Jacaré, por sua vez, é cenário de cânions e mata preservada, habitada por dezenas de espécies de animais silvestres e com uma atmosfera de fazenda.
Para quem busca um pouco mais de sossego, o Parque dos Saltos é a pedida. Localizado no centro de Brotas, ele foi construído para abrigar uma pequena usina hidrelétrica, atualmente desativada.
Areia que canta
Por falar em tranquilidade, a Areia que canta oferece uma sensação de paz única. O local é uma nascente gigante de águas cristalinas e cristais de areia superfinos, que produzem som ao serem movimentados.
A localidade investiu bastante em infraestrutura e hoje oferece uma experiência de ecoturismo autêntica. Com direito a circuitos de frutas e pesca esportiva, sempre preservando também a tradicional cultura das fazendas antigas em seus almoços coloniais e sua loja de produtos regionais.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!