Você sabia que é cientificamente comprovado que escutar música durante o treino melhora o desempenho do atleta? No caso da corrida, os ritmos mais fortes e agitados ajudam a dar disposição e a diminuir a sensação de cansaço. Por isso, montar uma playlist para correr pode ser o estímulo que você está precisando para melhorar os seus resultados.
A música é capaz de deixar a prática de qualquer rotina de atividades físicas mais leve e divertida, fazendo o tempo passar mais rápido, diminuindo a percepção do cansaço e ainda melhorando o humor.
Efeitos da música no treino
De acordo com estudos realizados pela Brunel University, de Londres, uma playlist para correr melhora o desempenho do atleta em até 15%. O efeito da música na prática de exercícios físicos chega a ser comparado com o de medicamentos que potencializam a performance.
Ao ouvir música durante a corrida, o corpo libera uma quantidade menor de hormônios relacionados ao estresse. Por outro lado, ele libera mais hormônios de prazer, provocando a sensação de que o tempo está passando mais rápido. Com isso, o atleta não se sente tão cansado, mesmo quando treina intensamente.
Conforme o estudo, as músicas estimulam o sistema hormonal, mas não apenas os hormônios do prazer. Ouvir as melodias no decorrer do treino diminui a sensação da fadiga e da dor, o que permite que o organismo passe a produzir menos hormônios catabólicos.
O principal benefício da playlist para correr é a ação estimulante. Para isso, as músicas precisam ter um ritmo forte e marcante, com algo entre 120 e 150 batidas por minuto, ajudando a descontrair e manter um ritmo constante.
Dicas de playlist para correr
Na hora de escolher as músicas e montar a playlist para correr, prefira aquelas com um ritmo acelerado, pois incentivam um melhor rendimento. Segundo Costas Karageorghis, pesquisador responsável pelos estudos da Brunel University, músicas de pop e rock aumentam consideravelmente a resistência dos corredores.
Os testes foram feitos com vários voluntários, que ainda mostraram que usar fones de ouvido ajuda os atletas a suportarem treinos mais pesados, mesmo que estejam apresentando sinais de exaustão.
Outra dica também é escolher músicas de suas bandas preferidas para montar a playlist para correr, estimulando ainda mais o prazer na prática da atividade. Veja a seguir algumas sugestões para começar a montar a lista:
- Born To Run – Bruce Springsteen
- Eye Of The Tiger – Survivor
- Don’t Stop Me Now – Queen
- Start Me Up – Rolling Stones
- Mr. Brightside – The Killers
- A Sky Full Of Stars – Coldplay
- Counting Stars – OneRepublic
- Work Bitch – Britney Spears
- I Love It – Icona Pop (feat. Charli XCX)
- Blurred Lines – Robin Thicke ft. T.I., Pharrell Williams
- Get Lucky – Daft Punk
- Can’t Hold Us – Macklemore & Ryan Lewis (feat. Ray Dalton)
- Dog Days Are Over – Florence and The Machine
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!