Exercícios > Fitness

Conheça os benefícios que o treino de bíceps pode oferecer

Por Redação Fortíssima 01/03/2016

Se você não sabe quais são os melhores exercícios para o treino de bíceps, talvez uma pesquisa americana possa ajudar. Diferente do que é comum imaginar, há atividades que podem ter efeitos melhores que outras quando o assunto é tonificar essa área do corpo.

treino de bíceps

O treino de bíceps pode ser feito de diferentes maneiras. Foto: iStock, Getty Images

Treinar o bíceps é importante

O bíceps é composto pelos músculos da parte frontal do seu braço – aqueles considerados quando o assunto é mostrar o quanto uma pessoa é forte. Quando você os flexiona, eles podem realmente ser vistos. É por isso que muitas pessoas treinam essa parte do corpo quando desejam uma aparência robusta. 

A principal função do bíceps é a supinação – ou virar a palma da mão para cima. De forma secundária, ele auxilia na flexão do cotovelo. Ele também tem participação na flexão da articulação do ombro. Ou seja, treinar a região vai muito além da aparência.

É importante saber que, ao fortalecer esses músculos, você verá reflexos em todo seu corpo. A partir deles é possível melhorar a qualidade dos movimentos de outras áreas, o que pode ser bastante benéfico para o seu dia a dia.

Melhores exercícios para o treino de bíceps

Muitos exercícios podem ajudar a ter bíceps fortes, mas o American Council on Exercise, em parceria com a Universidade de Wisconsin-Lacross, foram além. Eles realizaram um estudo e descobriram quais atividades são capazes de fornecer melhores resultados.

Para determinar qual atividade é a mais benéfica para ativar o bíceps, os pesquisadores compilaram uma lista dos oito exercícios mais comumente utilizados. Eles recrutaram 16 voluntários saudáveis, de sexo feminino e masculino, com idades entre 18 e 24 anos.

Todos os indivíduos tinham algum tipo de experiência em levantamento de peso, para garantir que durante o teste os exercícios seriam realizados corretamente. Medindo a resposta elétrica dos músculos nesses indivíduos, eles conseguiram chegar à conclusão de quais as melhores atividades para o treino de bíceps.

O curl de concentração conseguiu uma atividade muscular significativamente maior no bíceps do que quaisquer outros. Ele é feito com o braço pressionado contra a perna, resultando em melhor isolamento do músculo do bíceps.

Durante os outros movimentos, a parte superior do braço é capaz de influenciar o movimento e contribuir com um nível mais elevado de atividade do músculo deltoide anterior. 

Vale a pena ainda incluir exercícios como EZ-Bar Curl e Rosca Martelo, que são cruciais para o desenvolvimento. A EZ-Bar também ativa o antebraço, que é fundamental para desenvolver plenamente o bíceps.

Há ainda vários outros exercícios que provocam ativação do músculo bíceps de forma adequada e que podem servir para melhorar a força e a função dele. Fale com seu instrutor de academia e tente atividades como barra reta, curl em polia feito no aparelho e curl com barra reta.

E aí, gostou das dicas Deixe um comentário! E não esqueça de compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!