Dores nos pés representam um grande incômodo para a rotina. Embora pareçam incomuns, estimativas da Associação Brasileira de Medicina e Cirurgia do Tornozelo e Pé (ABTPé) apontam que cerca de 70% da população mundial sofre com desconfortos nas extremidades inferiores do corpo. Entre os problemas mais populares está a joanete.
Segundo Nelson Astur Filho, ex-presidente da ABTPé, ela é consequência de uma deformidade no dedão, chamada de hálux valgo. Trata-se de um desvio lateral da articulação entre o dedo e o pé. Além do fator hereditário, o uso de alguns sapatos pode ser o responsável pelo problema.
Como aliviar a dor da joanete
Se você costuma usar sapatos apertados, com salto alto e bico fino, atenção: a utilização contínua deles é uma das principais causas da joanete. Não à toa que o problema é predominantemente feminino. Em proporção, a cada dez mulheres que apresentam o desvio, apenas um homem também o possui.
As consequências estéticas não são agradáveis: saliência do osso do dedão, que aponta cada vez mais para os outros dedos, e calos. Mas o aspecto do desvio não é o pior. Dor e edema na articulação podem prejudicar sua produtividade na rotina.
Por isso, diante de qualquer anormalidade no pé, é importar consultar um ortopedista. Independente das possibilidades de tratamento, contudo, alguns cuidados simples na rotina já fazem toda a diferença no alívio das dores – e podem, inclusive, ser práticas importantes na recuperação da região.
Confira três dicas para aliviar a dor da joanete:
- Utilize calçados confortáveis. No caso dos saltos, prefira o modelo anabela, que não ultrapassa três centímetros de altura. Já em relação aos tênis, opte por aqueles que têm espaço entre a ponta dos dedos e a frente. Utilize diferentes sapatos no dia a dia, para evitar atrito contínuo em uma única região do pé
- Aplique gelo no local por cerca de 20 minutos
- Exercite os seus dedos diariamente, através de movimentos como abrir, fechar e dobrar – com o pé descalço. Isso ajuda a manter a mobilidade da articulação e melhorar a circulação de sangue no local, aliviando a dor.
Hálux valgo: opções de tratamento
Para se livrar de vez da joanete, é importante contar com o auxílio de um especialista em medicina e cirurgia do pé. Segundo Filho, este é o profissional capacitado para diagnosticar e tratar o problema. Em relação às alternativas para corrigir o desvio, as opções são cada vez mais amplas.
Dependendo do caso, o tratamento prescrito pode incluir um simples repouso, uso de palmilhas ou anti-inflamatórios. Nos casos mais agravados, a cirurgia para correção do desvio também é uma possibilidade.
Com técnicas cada vez mais modernas, se o paciente seguir todas as recomendações médicas, a chance de insucesso do procedimento é muito pequena. Assim, a cirurgia ainda é a melhor alternativa para quem deseja acabar de vez com a joanete. Mas não se esqueça da importância de manter cuidados diários e não abusar dos seus pés.
E você, já sofreu com a joanete? Como resolveu o problema? Conte para a gente.